Participantes do Enem 2013 já podem solicitar certificado do ensino médio

Interessados devem procurar as instituições certificadoras para se informarem sobre cronograma.
Em 10/01/2014 16h59 , atualizado em 14/01/2014 15h24 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As instituições certificadoras começaram a divulgar o cronograma para emissão do Certificado de Conclusão do Ensino Médio com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013. Ao todo, 784.830 pessoas indicaram no ato de inscrição do Enem 2013 que pretendiam conseguir o certificado.

Saiba passo a passo como solicitar o certificado

Para ter direito ao certificado é preciso ter notas acima de 450 nas quatro provas objetivas do Enem 2013 e acima de 500 na redação. Além disso, o estudante deve ter completado 18 anos de idade até 26 de outubro de 2013, data da primeira prova do Enem. A expedição do documento é gratuita e demora de 45 a 60 dias uteis.

Os participantes do Enem 2013 devem solicitar o certificado na instituição certificadora que escolheu no ato de inscrição do exame nacional. Quem não marcou esta opção quando da inscrição no Enem 2013 não poderá requerer o certificado, mesmo tendo alcançado as notas exigidas. A pontuação de outras edições do Enem não são aceitas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Aqueles que conseguiram a pontuação mínima apenas em algumas provas também não podem solicitar o certificado de conclusão do ensino médio, mas podem requerer a declaração de proficiência específica da área. Assim, no próximo Enem não precisam obter a pontuação nessas áreas. A declaração de proficiência também é emitida pelas instituições certificadoras.

A certificação do Enem vale como diploma de ensino fundamental e médio, ou seja, permite ao estudante ingressar no ensino superior, concorrer pelas vagas da Lei de Cotas e, a partir deste ano, disputar as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Por Adriano Lesme