Whatsapp
Em 14/01/2014 15h29 , atualizado em 14/01/2014 15h35

Enem 2013: apenas 7% dos interessados têm direito ao certificado de ensino médio

Notícias

Diploma do ensino médio já pode ser solicitado em 38 institutos federais e nas secretarias de Educação. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) informou nesta terça-feira, 14 de janeiro, que apenas 7,6% dos participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 que fizeram a prova para conseguir certificado de conclusão do ensino médio têm direito ao documento. Entre os 784.830 interessados no diploma, somente 60.320 conseguiram a pontuação exigida.

Para ter direito ao certificado é preciso ter notas acima de 450 nas quatro provas objetivas do Enem 2013 e acima de 500 na redação. Além disso, o estudante deve ter completado 18 anos de idade até 26 de outubro de 2013, data da primeira prova do Enem. A expedição do documento é gratuita e demora de 45 a 60 dias uteis. A pontuação de outras edições do Enem não é aceita. 

Os certificados podem ser solicitados desde o último dia 10, na instituição certificadora que o participante escolheu quando se inscreveu no Enem 2013. Quem não lembra da instituição deve ligar no Ministério da Educação (MEC), pelo telefone 0800 616161. Aqueles que não marcaram a opção de obter o certificado não podem fazer a solicitação.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os interessados no certificado devem procurar sua instituição e perguntar sobre os documentos exigidos e prazo para entrega. Os participantes que conseguiram a pontuação exigida apenas em algumas provas não podem solicitar o certificado, mas podem requerer a declaração de proficiência específica da área. Assim, no próximo Enem não precisam obter a pontuação nessas áreas.

A certificação do Enem vale como diploma de ensino fundamental e médio, ou seja, permite ao estudante ingressar no ensino superior, concorrer pelas vagas da Lei de Cotas e, a partir deste ano, disputar as bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni).

Por Adriano Lesme

Relacionados
Saiba como conseguir um diploma do ensino médio ou declaração de proficiência utilizando seu desempenho no Enem.
Provas aconteceram em outubro para mais de 5 milhões de pessoas.
Inscrições para a lista de espera também iniciam nesta segunda-feira.
Aprovados na 1ª opção que não se matriculares serão excluídos do sistema.
Interessados devem procurar as instituições certificadoras para se informarem sobre cronograma.
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES