O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 contará com uma novidade no que diz respeito a identificação dos participantes. É que nesta edição será aceito a apresentação de documentos de identificação de forma digital. As informações foram divulgadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Os participantes poderão apresentar de forma digital o e-Título, CNH e RG, desde que apresentados nos aplicativos oficiais. É necessário a apresentar cédulas de identidade expedidas por secretarias de Segurança Pública, polícias Militar e Federal ou pelas Forças Armadas.
Também será aceita a identidade expedida pelo Ministério da Justiça, para estrangeiros, inclusive no caso de refugiados, dentro do previsto pela Lei n.º 9.474/1997. A Carteira de Registro Nacional Migratório, prevista na Lei de Migração (n.º 13.445/2017), também está entre a documentação válida, assim com o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório, do qual trata o Decreto n.º 9.277/2018.
A identificação disponibilizada por ordens ou conselhos de classe e que, por lei, tenha validade como documento de identidade também poderá ser utilizada. Além disso, passaporte e Carteira Nacional de Habilitação (de acordo com a Lei n.º 9.503/ 1997) também são válidos, assim como Carteira de Trabalho e Previdência Social (impressa e expedida após 27 de janeiro de 1997).
Aquele candidato que não puder apresentar o documento de identificação original com foto nos dias do exame, seja por questão de extravio, perda, furto ou roubo, poderá realizar as provas. Contudo, será necessário a apresentação do boletim de ocorrência expedido há, no máximo, 90 dias da aplicação.
Para esses casos, também será necessário passar por um procedimento especial, no qual serão coletadas informações pessoais, com o objetivo de comprovar a identidade.
Enem 2022
As provas do Enem 2022 acontecem nos dias 13 e 20 de novembro, dois domingos consecutivos, para 3.396.632 pessoas, em todos os estados e no Distrito Federal. Os locais de prova do Exame já foram disponibilizados.
No momento de baixar o cartão, o estudante precisa verificar se os seus dados de inscrição estão corretos, tais como nome completo, números do CPF e RG e Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol).
O documento também precisa conter a cidade, o endereço correto onde o participante fará as provas, o prédio e a sala.
Em caso de erros nas informações do Enem 2022, o participante deve entrar em contato com o Inep para solucionar o problema antes da aplicação das provas. O telefone de contato do Inep é 0800 616161.
Esqueceu sua senha do Enem? Saiba como recuperá-la!
Confira como os inscritos estão estudando para o Enem 2022
Provas Enem 2022
Os inscritos farão as provas do Enem 2022 em dois domingos consecutivos, nos dias 13 e 20 de novembro em várias cidades do Brasil. Os participantes farão provas impressas ou digitais, conforme escolheram no momento da inscrição.
Veja abaixo a distribuição das provas:
=>13/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens
=>20/11, das 13h às 18h30: 45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza
Saiba como fazer a redação do Enem
Estude para o Enem 2022 no Brasil Escola
Falta pouco menos de um mês para o Enem 2022. A dica é estudar para as provas aqui no Brasil Escola. Você pode revisar os temas de todas as disciplinas do ensino médio, como História e Biologia, por exemplo, e fazer o simulado específico do Enem.
Leia também: como montar um plano de estudos para o Enem
Também é interessante conhecer como é o exame educacional. Você pode analisar e resolver as provas anteriores do Enem. Outra opção é ler as dicas para se dar bem antes, durante e depois do maior exame do Brasil.
Aproveite também para assistir às videoaulas da nossa equipe de professores no canal do Brasil Escola no YouTube e para acessar as nossas redes sociais: Instagram e Twitter.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2022 impresso e o Edital do Enem 2022 digital.