O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de pré-seleção da Lista de Espera do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2017/1. O período se encerraria ontem, 3 de março, mas foi adiado até o próximo dia 17. A informação foi publicada no Diário Oficial da União (D.O.U) da última sexta-feira.
Acompanhe a pré-seleção da lista de espera
Os interessados devem acompanhar o site Fies Seleção para conferir a divulgação do resultado. Se o participante for pré-selecionado na lista de espera, ele deve complementar sua inscrição no SisFies.
Após a divulgação do resultado, o prazo para conclusão da inscrição no SisFies é de cinco dias úteis. Ao se inscrever, o estudante precisa escolher uma instituição bancária e a agência.
Com a inscrição finalizada, o pré-selecionado deve validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em que foi convocado, considerando um prazo de dez dias. Além disso, o candidatos ou seus fiadores precisam comparecer ao agente financeiro para a formalização do contrato do Fies, no caso, Caixa Econômica ou Banco do Brasil.
Fies 2017/1
A chamada única foi divulgada em 13 de fevereiro. Os pré-selecionados tiveram entre 14 e 20 do mesmo mês para a conclusão da inscrição no SisFies.
Neste semestre, o MEC abriu 150 mil vagas para o financiamento estudantil, sendo o teto global (valor máximo a ser financiado por curso) de R$ 30 mil semestrais.
A participação foi exclusiva para quem fez o Enem a partir de 2010, cuja nota mínima tenha sido 450 pontos na média das provas objetivas e acima de zero na redação. Além disso, era necessário ter renda familiar mensal por pessoa de até três salários mínimos.
Novo Fies
De acordo com o que foi anunciado pelo ministro da Educação, Mendonça Filho, em fevereiro deste ano, o Fies passará por uma reestruturação no segundo semestre de 2017. As novas regras devem ser anunciadas até o final de março.
Mais informações no Edital ou no site do Fies.