A matemática no Enem 2024 será responsável por 25% das questões, com 45 questões na prova de Matemática e suas Tecnologias, sendo a única matéria com um caderno de provas inteiro apenas para si. Além disso, há o peso alto para cursos concorridos. Por exemplo, para ingressar em Medicina na USP pelo Enem em 2023, matemática tinha peso 3.
Por isso, é importante estar preparado para o exame de matemática no Enem 2024. Para te ajudar nesse desafio, entrevistamos professores da área, conseguimos registrar análises e expectativas para a prova de 2024 e também resoluções de questões do Enem 2023.
Leia também: Quais são os conteúdos de matemática que mais caem no Enem?
Quantidade de questões na prova de matemática do Enem 2024
A matemática do Enem 2024 terá 45 questões, na prova de Matemática e suas Tecnologias. O mesmo que física, biologia e química terão, somadas, na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. História, geografia, filosofia e sociologia juntas também terão 45 questões na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, assim como a junção de português e língua estrangeira na prova de Linguagens e suas Tecnologias.
Conteúdos que mais caem no Enem na parte de matemática
É comum que os candidatos tenham receio na hora de realizar a prova de matemática no Enem, mas, felizmente, há dicas para otimizar o seu desempenho nesse exame. Além de conteúdos que têm mais tendência para aparecer no Enem 2024.
Para conseguir essas informações, conversamos com Rodolfo Pereira, professor no Poliedro Curso; Marcel Costa, professor e diretor na IntegralMind; e Pedro Itallo Vaz, professor de matemática. Os conteúdos que mais caem em matemática no Enem e que podem cair no Enem 2024, de acordo com nossa pesquisa, são:
-
aritmética;
Aritmética no Enem
O professor Pedro Itallo Vaz nos conta que aritmética é um dos ramos mais importantes da matemática, além de que outras partes da matemática dependem diretamente da aritmética. Pois ela aborda as quatro operações básicas, potenciação, radiciação, MMC, MDC, frações, sequências, média, entre tantos outros assuntos.
Mas o professor destaca razão e proporção como o tema mais relevante para as provas de matemática no Enem.
→ Questões de aritmética no Enem 2023
Como exemplo da amplitude de temas da aritmética, o professor cita duas questões do Enem 2023.
Veja a resolução realizada pela Oficina do estudante:
Veja a resolução realizada pela Oficina do estudante:
Geometria no Enem
O professor Rodolfo Pereira explica que a prova de geometria é bem contextualizada, com situações que podem acontecer no mundo real. Por isso, ele chama a atenção para problemas que envolvam área e volume. Para áreas, ele cita divisões de terras e metragens de terrenos. Ainda na geometria plana, o matemático também recomenda o estudo do teorema de Pitágoras. Já para volumes, o professor destaca problemas envolvendo cones, esferas e cilindros, por serem de fácil contextualização. Mas também disse:
Portanto, é aconselhável que o aluno esteja atento aos sólidos redondos, mas sabendo que a prova também vai cobrar sólidos poliédricos, como cubo, paralelepípedo e outros prismas.
Uma característica muito marcante do Enem são as questões envolvendo posições espaciais entre retas, planos e projeções ortogonais. O Enem gosta muito dessas questões que avaliam a noção espacial do aluno. É uma peculiaridade dessa prova, já que em outros vestibulares isso não é cobrado da mesma maneira e frequência. Portanto, são questões que, se o aluno estiver bem preparado, ele “ganha”, porque não são difíceis.
→ Questões de geometria no Enem 2023
Agora, veja duas questões de geometria do Enem 2023.
Questão 175 da prova amarela do Enem 2023:
Veja também: Como estudar geometria para o Enem?
Análise combinatória e funções no Enem
Análise combinatória e funções são temas cobrados com frequência nas provas do Enem. Análise combinatória estuda as formas de calcular a quantidade de grupos que podem ser formados a partir de um conjunto maior de números ou exemplares. Já as funções são as relações entre duas variáveis estabelecidas em um gráfico ou equação.
Confira duas questões exemplo dessas matérias que foram cobradas na prova de matemática do Enem 2023.
→ Questão de análise combinatória no Enem 2023
Questão 158 da prova amarela Enem 2023
Resolução da Oficina do Estudante:
→ Questão de funções no Enem 2023
Questão 157 prova amarela Enem 2023:
Resolução:
Veja a resolução realizada pela Oficina do Estudante:
Para acessar as edições antigas do Enem e consultar seus gabaritos, clique aqui.
O que estudar de matemática para o Enem 2024?
O professor Marcel Costa faz uma análise das provas do Enem 2023 e afirma que houve uma mudança no estilo da prova. Segundo ele, o exame do ano passado foi menos conteudista que os anteriores e focou mais em operações básicas e interpretação de questões.
Ele também ressaltou as questões de estatística e probabilidade, dando enfoque às “pegadinhas” presentes nos enunciados. Para a prova de matemática no Enem 2024, o professor recomendou atenção aos seguintes temas:
-
Operações básicas e interpretação de enunciados
-
Geometria espacial
-
Estatística e probabilidade
Além de dizer que as Olimpíadas de Paris poderão ser usadas para contextualizar as questões em mais de uma oportunidade.