Mais uma instituição portuguesa aderiu ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como forma de ingresso de estudantes brasileiros. O acordo entre o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) foi firmado nesta quinta-feira, 8 de outubro.
Saiba mais sobre como estudar em Portugal pelo Enem
Situado na cidade de Portalegre, na região de Alentejo, sul do país, o IPP oferece cursos nas áreas de educação, tecnologias e gestão, saúde e agrária e também em segmentos pouco explorados no Brasil, como equinicultura, enfermagem veterinária e tecnologia de produção de biocombustíveis.
O processo seletivo acontece em junho, mediante taxa de inscrição de 20 euros, com a oferta de aproximadamente 100 vagas por ano. Serão aceitas as três últimas edições do Enem, ou seja, para ingresso em 2016 os brasileiros poderão usar as notas do Enem de 2013 a 2015.
O custo anual da graduação gira em torno de mil euros para estudantes internacionais. Além de descontos em alimentação, eles também podem optar pela hospedagem no campus, cujo custo mensal varia de 73 a 110 euros.
Essa é a sexta instituição de ensino portuguesa que firmou acordou com o Inep para reconhecer o Enem na candidatura a vagas no ensino superior. A Universidade da Beira Interior também aproveita as notas do Exame para a seleção de brasileiros, contudo, sem acordo formal com o Instituto. Mais informações no site da instituição.
Por Wanja Borges