As inscrições do Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2016/2 chegam ao fim nesta sexta-feira, 10 de junho. As oportunidades são exclusivas para os participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015.
Bolsas
O ProUni 2016/2 oferece 125.442 bolsas em 22.967 cursos de 901 instituições de ensino superior. Do total, 57.092 oportunidades são integrais e o restante é parcial.
Os cursos com mais bolsas são Administração, Direito e Pedagogia. A maior oferta está concentrada em São Paulo, seguida por Minas Gerais e Distrito Federal.
Público
Além dos participantes terem participado do Enem 2015, os candidatos não podem ter curso superior e devem atender um dos requisitos abaixo:
- Ter feito todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em colégio particular;
- Ter cursado parte do ensino médio na rede pública e parte em colégio particular como bolsista integral;
- Ser portador de necessidade especial;
- Atuar como professor na rede pública, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente.
As bolsas integrais são concedidas aos candidatos com renda per capita familiar mensal de até um salário mínimo e meio. Já o desconto de 50% é voltado para quem tem rendimento de até 3 salários mínimos por pessoa da família.
Aplicativo
Uma novidade desta edição é o aplicativo do ProUni. O candidato pode se inscrever no programa, conferir seus dados, acompanhar sua nota de corte e ficar por dentro das novidades por meio do tablet ou do celular. Saiba mais neste link.
Resultado
O resultado será publicado em 13 de junho. Os selecionados terão até 20 do mesmo mês para a confirmação das informações prestadas durante a inscrição. A segunda chamada estará disponível em 27 seguinte.
Lista de Espera
Os candidatos poderão se inscrever na Lista de Espera entre 8 e 11 de julho. O resultado será publicado em 14 seguinte e a comprovação das informações será recebida em 18 e 19 do mesmo mês.