Foi prorrogado para a sexta-feira, 5 de agosto, o período de inscrições para a segunda edição de 2022 do Programa Universidade para Todos (ProUni). Os candidatos podem concorrer a bolsas de estudo em instituições superiores particulares.
Para participar, os estudantes precisam ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), uma vez que eles são avaliados pelas notas do exame educacional.
A partir desta edição, os candidatos também podem usar o desempenho das duas últimas edições do exame, ou seja, as notas do Enem 2020 e Enem 2021. Mas, para isso, precisam ter média de 450 nas provas sem ter zerado a redação.
Confira a relação entre o Enem e o ProUni
Quem pode se inscrever no ProUni?
Para se inscrever no ProUni 2022/2, os candidatos devem se enquadram em uma das seguintes situações:
-
Estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública ou particular, com ou sem bolsa de estudo (novidade)
-
Estudantes com deficiência.
-
Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica, integrantes de quadro de pessoal permanente de instituição pública. Nesse caso, não é necessário comprovar renda.
No momento da inscrição no ProUni, o estudante deve selecionar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno, tipo de bolsa e modalidade de concorrência.
Bolsas de estudo
Nesta edição, são oferecidas 190 mil bolsas de estudo, as quais podem ser integrais ou parciais (50%). Pode solicitar bolsa integral quem tem renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
Para tentar a bolsa parcial, é necessário ter renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até três salários mínimos.
Novidades ProUni 2022/2
Conforme o Edital, nesta edição do ProUni já entram as alterações sancionadas pelo presidente Jair Bolsonaro. Uma das mudanças é a forma de classificação dos candidatos, que levará em conta a modalidade de concorrência escolhida pelo estudante em sua inscrição por curso, turno, local de oferta e instituição.
Dentro de cada uma destas modalidades será priorizada a seguinte ordem:
-
Professor de ensino básico da rede pública para cursos de licenciatura (não há obrigação da comprovação de renda)
-
Estudante que cursou todo o ensino médio em escola pública;
-
Estudante que cursou parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular como bolsista integral;
-
Estudante que cursou parte do ensino médio em escola pública e parte em colégio particular com ou sem bolsa escolar;
-
Estudante que cursou todo o ensino médio em escola particular com bolsa integral;
-
Estudante que cursou todo o ensino médio em escola particular com bolsa parcial ou sem a condição de bolsista;
A mudança está na inclusão de estudantes que cursaram todo o ensino médio em escola particular, com ou sem bolsa de estudos. Apesar da mudança, as regras de renda familiar seguem as mesmas.
Datas ProUni 2022/2
A previsão é que o resultado do ProUni 2022/2 seja liberado no dia 8 de agosto. Os estudantes selecionados deverão comprovar as informações prestadas no momento da inscrição até o dia 17 de agosto.
A segunda chamada ocorrerá no dia 22 de agosto. Nesse caso, os convocados precisam comprovar as informações até dia 31 de agosto.
Quem não for aprovado poderá ainda manifestar interesse em participar da lista de espera nos dias 5 e 6 de setembro. A liberação da lista de espera para instituições ocorrerá no dia 9 de setembro.
Para mais detalhes, acesse o Edital do ProUni 2022/2.