O Ministério da Educação (MEC) publicou hoje, 7 de janeiro, no Diário Oficial da União (DOU) o cronograma do Programa Universidade para Todos (ProUni) para o primeiro semestre de 2014. As inscrições serão na próxima semana, entre os dias 13 e 17.
Como de praxe somente os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013 poderão se inscrever, desde que tenham conseguido, pelo menos, 450 pontos na média das notas das quatro provas do exame e não tenham zerado a redação.
Bolsas de estudo em instituições particulares de educação superior são oferecidas pelo programa, porém a quantidade desta edição ainda não foi informada pelo MEC. As bolsas integrais são para os estudantes com renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio.
Já as parciais podem ser disputadas pelos alunos com renda bruta familiar de até três salários mínimos por pessoa. Os candidatos também precisam ter cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas, com bolsa integral em colégios particulares ou ainda as duas opções.
Professores da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública podem concorrer a bolsas dos cursos de licenciatura. Outros detalhes sobre o programa podem ser consultados nesta outra publicação.
Datas
Quem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) também poderá concorrer ao ProUni. Os bolsistas parciais poderão utilizar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para custear o restante da mensalidade. A primeira chamada do ProUni será em 20 de janeiro, com matrículas até o dia 24.
A segunda convocação será em 3 de fevereiro, com registro acadêmico até o dia 6 seguinte. Inscrições na lista de espera serão recebidas nos dias 13 e 14. A listagem será repassada para as instituições no dia 17 do mesmo mês, que serão as responsáveis por novas chamadas. Para estas a matrícula será nos dias 19 e 20.
Mais informações podem ser obtidas através do telefone 0800 616161 ou nesta página.
Por Dayse Luan