Inscrições para o ProUni 2014/1 começam hoje

Programa oferece bolsas totais ou parciais em universidades particulares
Em 13/01/2014 00h05 , atualizado em 13/01/2014 15h37 Por Jessica Gonçalves Pereira

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) 2014/1 começam nesta segunda-feira, 13 de janeiro, e vão até as 23h59 da próxima sexta-feira, dia 17. O ProUni é um programa do Governo Federal que destina à estudantes carentes bolsas totais ou parciais em instituições particulares de ensino superior. São ofertadas 191.625 bolsas em 1.116 instituições de ensino superior, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais.

Página de inscrições

Só poderão se inscrever os estudantes que tiverem alcançado nota igual ou superior a 450 pontos na média das cinco provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2013, além disso o estudante não pode ter zerado a redação. O candidato não pode ter curso superior e precisa atender ao menos uma destas condições: 

I - tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
II - tenha cursado o ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
III - tenha cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada, na condição de bolsista integral da respectiva instituição;
IV - seja pessoa com deficiência;
V - seja professor da rede pública de ensino, no efetivo exercício do magistério da educação básica e integrando o quadro de pessoal permanente da instituição pública, conforme disposto no art. 3º do Decreto nº 5.493, de 18 de julho de 2005.

Os professores que atenderem apenas ao item V deverão concorrer às bolsas para cursos de licenciatura. O candidato com deficiência ou autodeclarado preto, pardo ou indígena podem concorrer às bolsas reservadas para cotistas. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem tem renda bruta familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio (R$ 1.086) pode conseguir bolsa integral. Já as bolsas parciais são designadas aos candidatos com renda bruta familiar de até três salários mínimos (R$ 2.172) por pessoa. Neste caso, o estudante pode recorrer ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para pagar o restante das mensalidades. 

Inscrições

O candidato deverá informar o número de inscrição e senha cadastrada no Enem 2013, endereço de e-mail válido, escolher duas universidades (em ordem de preferência), local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa dentre as disponíveis conforme sua renda familiar bruta mensal per capita. 

Resultados 

A primeira chamada do ProUni 2014 será realizada no dia 20 de janeiro. Em caso de empate, conseguirá a bola o estudante que teve melhor desempenho na redação. A segunda chamada está prevista para 3 de fevereiro. 

Os candidatos não selecionados poderão se inscrever na lista de espera do ProUni 2014/1 entre os dias 13 e 14 de fevereiro. A listagem será repassada para as instituições no dia 17 do mesmo mês, que serão as responsáveis por novas chamadas. Para estas a matrícula será nos dias 19 e 20. 

Mais informações no Edital Prouni e Portaria Normativa

Por Jéssica Gonçalves