Whatsapp
Em 23/07/2021 10h40

Inscrições para certificadores do Enem 2021 estão abertas

Notícias

Servidores públicos federais e docentes da rede pública em exercício podem se inscrever até 9 de agosto. Por Lorraine Vilela Campos
Candidatos a certificadores não podem ter parentes de até 3º grau inscritos no Enem 2021
Candidatos a certificadores não podem ter parentes de até 3º grau inscritos no Enem 2021
Crédito da Imagem: Brasil Escola
PUBLICIDADE

Estão abertas as inscrições para certificadores do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Os interessados podem se inscrever até 9 de agosto, no Sistema da Rede Nacional de Certificadores (RNC). 

Faça inscrição para certificador do Enem 2021

Podem se inscrever as seguintes pessoas:

  • Servidores públicos do Poder Executivo Federal
  • Docentes das redes públicas de ensino estaduais e municipais, efetivos e em exercício da docência em 2021

Além das situações acima, os candidatos devem ter formação mínima no ensino médio; não estar inscrito no Enem 2021 e não ter cônjuge, companheiro ou parentes de até terceiro grau inscritos no exame. 

Detalhes da inscrição

Os candidatos poderão escolher até três cidades de atuação ou sub-regiões, caso o município ofereça tal opção.

Professores terão que preencher a declaração de docência disponível no Sistema RNC, informando nome, CPF, matrícula, cargo que ocupa, secretaria de Educação a que está vinculado, nome da escola em que atua, turnos, número de turmas e carga horária total. 

Capacitação e atuação

Os convocados serão conhecidos em setembro. Tais inscritos participarão da capacitação em um curso a distância do Inep. Serão considerados aptos os participantes que tiverem aproveitamento mínimo de 70%. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os certificadores atuarão no Enem 2021, em 21 e 28 de novembro, nos locais de prova. Eles serão responsáveis por certificar se os procedimentos de aplicação dos exames estão corretos, além de registrar no sistema eletrônico as informações coletadas e informar ao Inep possíveis problemas e inconsistências. 

Enem 2021

O Enem 2021 obteve o menor número de inscritos totais desde sua reformulação de 2009, alcançando apenas 4 milhões de inscrições, número que dimuirá assim que forem confirmados os pagamentos da taxa (já que os participantes puderam pagar os R$ 75 até 19 de julho). 

As provas serão realizadas em dois domingos consecutivos e, pela primeira vez, o Enem Digital também será aplicado no mesmo período do exame impresso. 

As provas serão compostas por 180 questões de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e uma redação.

Mais informações pelo site do Inep e na página do RNC.

Relacionados
O Enem 2021 registrou o menor número de inscritos desde a reformulação de 2009. Dados foram divulgados pelo Inep hoje, 15 de julho.
O Enem 2021 registrou o menor número de inscrições confirmadas desde 2005: pouco mais de 3,1 milhões. Provas serão aplicadas em 21 e 28 de novembro.
O Inep liberará a consulta do resultado para atendimento especializado hoje (27). Confira!
As inscrições para trabalhar no Enem 2021 foram prorrogadas. Interessados em serem certificadores devem se inscrever até 16 de agosto.
O Enem 2021 abre hoje, 19/07, o período para solicitar o uso do nome social no dia das provas. Saiba como solicitar!
Confira os 10 temas sugeridos por professores de cursinhos para a redação do Enem 2021.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES