Hoje, 16 de junho, é o último dia para fazer a inscrição no Enem 2023. A taxa custa R$ 85 e pode ser paga até a próxima quarta-feira, 21 de junho.
O pagamento da taxa de inscrição do Enem pode ser feito de várias formas. Veja abaixo:
-
Pix
-
Cartão de crédito
-
Internet banking
-
Aplicativos de banco
-
Agências bancárias
-
Agências dos Correios
Fim das inscrições do Enem 2023
Os estudantes podem se inscrever no Enem 2023 até as 23h59 de hoje, por meio da Página do Participante. No momento do cadastro, devem informar dados pessoais, socioeconômicos e de escolaridade.Também devem avisar se precisam de atendimento especializado no Enem.
Quem já se inscreveu no exame e precisa mudar alguma informação deve ficar atento, pois hoje também é último dia para efetuar mudanças na inscrição do Enem 2023. Entre as alterações permitidas, estão cidade de aplicação da prova e opção de língua estrangeira.
Estudantes que estão cursando o ensino médio e não vão conclui-lo ao final deste ano podem se inscrever no Enem na condição de treineiros. Nesse caso, os alunos farão o exame educacional apenas para conhecer as provas, uma vez que não podem concorrer a uma vaga no ensino superior.
Enem 2023
O Enem 2023 será realizado nos domingos 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. Normalmente, o cartão com o local de prova é liberado aos participantes no final do mês de outubro.
No primeiro dia de prova, os estudantes deverão produzir uma redação e responder 45 questões objetivas de Linguagem e Códigos e 45 de Ciências Humanas.
No segundo dia, será a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.
O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro. Com as notas em mãos, os estudantes poderão ingressar no ensino superior, por meio de programas do Ministério da Educação (SiSU, ProUni e Fies) e por vestibulares.
Redação do Enem
A redação do Enem deve ser feita no formato dissertativo argumentativo. Os estudantes recebem uma proposta de tema, que geralmente é de cunho social, e precisam elaborar uma proposta de intervenção em cima da questão-problema.
A proposta de intervenção da redação do Enem é uma possível solução viável para o problema lançado no tema.
Professores e especialistas listaram temas possíveis para a redação do Enem 2023. Entre os assuntos, estão Impactos da Inteligência Artificial (IA), Escalada da violência escolar na sociedade brasileira e Racismo no futebol.
Saiba como fazer a redação do Enem
Estude para o Enem 2023 no Brasil Escola
A dica é estudar para o Enem 2023 aqui no Brasil Escola. Você pode revisar os temas de todas as disciplinas do ensino médio, como História e Biologia, por exemplo, e fazer o simulado específico do Enem.
Leia também: como montar um plano de estudos para o Enem
Também é interessante conhecer como é o exame educacional. Você pode analisar e resolver as provas anteriores do Enem. Outra opção é ler as dicas para se dar bem antes, durante e depois do maior exame do Brasil.
Aproveite também para assistir às videoaulas da nossa equipe de professores no canal do Brasil Escola no YouTube e para acessar as nossas redes sociais: Instagram e Twitter.
Para mais informações, acesse o Edital do Enem 2023.