Inscrições abertas para trabalhar no Enem 2020

Certificadores deverão passar por capacitação. Uso de álcool em gel e máscaras para proteção será obrigatório no dia das provas.
Em 09/09/2020 14h23 Por Giullya Franco

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta quarta-feira, 9 de setembro, as inscrições para quem deseja trabalhar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Período vai até o dia 29 de setembro.

Inscreva-se para trabalhar no Enem 2020

A inscrição é feita pela Rede Nacional de Certificadores (RNC) e podem participar os servidores públicos, em exercício em 2020, do Poder Executivo Federal regido pela Lei nº 8.112 ou docente da rede estadual ou municipal de ensino efetivo e registrado no Censo Escolar 2019. Além disso, o Inep exige que os candidatos atendam algumas exigências. Veja abaixo:

  • Ter formação mínima em Ensino Médio;
  • Não estar inscrito como participante do Enem 2020;
  • Não ter cônjuges/companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade de até terceiro grau – inscritos no Enem 2020;
  • Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação ou de observação da aplicação do Enem e nem com o processo de correção da redação;
  • Possuir smartphone ou tablete e computador com acesso à internet.

Veja também: Como ser fiscal no Enem

Como é a seletiva?

Os candidatos que atenderem as exigências acima serão convocados no dia 14 de outubro para a realização do curso de capacitação. A capacitação será feita por um número de até três vezes mais candidatos de acordo com a demanda de cada município. 

A capacitação é feita a distância e promovida pelo Inep para divulgação das normas, procedimentos e critérios técnicos da RNC para a aplicação do Enem 2020 e é obrigatória para todos os convocados.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Os interessados precisam ter um smartphone ou tablet com acesso à internet móvel e computador para a realização do curso.

Serão considerados aptos para trabalhar como certificadores os candidatos que, após a participação e a aprovação nas atividades desenvolvidas no curso de capacitação, tenham alcançado no mínimo 70% de aproveitamento.

Qual é o trabalho e a remuneração?

Os certificadores serão responsáveis pela efetiva e correta realização dos procedimentos de aplicação das provas do Enem; registro em sistema eletrônico das informações coletadas com base em sua atuação; informar ao Inep qualquer problema identificado nos dias de provas.

O trabalho do certificador terá o valor de até R$ 342 por dia de prova, sendo considerado o valor da hora do servidor público do Poder Executivo Federal de R$ 28,50. O pagamento será feito após a aplicação do Enem 2020 e será condicionado à apresentação do Relatório de Certificação e à finalização da demanda via sistema web ou aplicativo da RNC.

CORONAVÍRUS

Nesta edição do Enem, em consequência da pandemia do coronavírus, o edital exige que os certificadores possuam álcool em gel e usem máscaras para proteção no dia das provas.

Enem 2020

Após o adiamento do exame por conta da pandemia, as provas do Enem 2020 serão aplicadas somente no próximo ano. O exame na versão impressa está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já a versão digital deve ser realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Para mais informações confira o edital.


Relacionados

Como ser fiscal e trabalhar no Enem
Saiba como trabalhar no Enem, quem pode ser fiscal, como é o trabalho e quanto ganha um colaborador, fiscal ou certificador do Enem.
Enem
Enem 2020 terá quase 50 mil participantes com atendimento especializado
O Enem 2020 terá a participação de 47.847 estudantes que receberão algum tipo de atendimento especializado. Veja as adaptações para os participantes.
Notícias
Gráfica do Enem 2020 é mesma de vazamento em 2009
O Inep informou que fechou contrato com a gráfica Plural para a impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A gráfica é a mesma do vazamento do Enem 2009.
Notícias
Inep lança simulado para o aplicativo oficial do Enem 2020
O Inep lançou um simulado on-line do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A nova ferramenta de estudo está disponível no aplicativo oficial do Enem.
Notícias
Inscritos no Enem 2020 têm até 1º de outubro para cadastrar foto
Os inscritos no Enem 2020 podem cadastrar ou alterar a foto no site do exame até 1º de outubro. Cadastro é obrigatório.
Notícias
Inscrições para bolsas remanescentes do ProUni 2020/2 estão abertas
As inscrições para 90 mil bolsas remanescentes do ProUni 2020/2 foram abertas nesta terça-feira, 15 de setembro. Prazo vai até 30/09.
Notícias
Participantes terão que usar máscara durante as provas do Enem 2020
O Inep divulgou alterações nos editais do Enem 2020 contendo as novas datas das provas e procedimentos de prevenção ao coronavírus (covid-19).
Notícias
Preparação para o Enem 2020 e vestibulares durante a pandemia
Com provas adiadas para 2021, estudantes ganham mais tempo para a preparação do Enem e vestibulares. Veja dicas para estudar em casa e gratuitamente!
Blog do Vestibular