O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu nesta quarta-feira, 9 de setembro, as inscrições para quem deseja trabalhar no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020. Período vai até o dia 29 de setembro.
Inscreva-se para trabalhar no Enem 2020
A inscrição é feita pela Rede Nacional de Certificadores (RNC) e podem participar os servidores públicos, em exercício em 2020, do Poder Executivo Federal regido pela Lei nº 8.112 ou docente da rede estadual ou municipal de ensino efetivo e registrado no Censo Escolar 2019. Além disso, o Inep exige que os candidatos atendam algumas exigências. Veja abaixo:
- Ter formação mínima em Ensino Médio;
- Não estar inscrito como participante do Enem 2020;
- Não ter cônjuges/companheiros ou parentes – em linha reta, colateral ou por afinidade de até terceiro grau – inscritos no Enem 2020;
- Não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação ou de observação da aplicação do Enem e nem com o processo de correção da redação;
- Possuir smartphone ou tablete e computador com acesso à internet.
Veja também: Como ser fiscal no Enem
Como é a seletiva?
Os candidatos que atenderem as exigências acima serão convocados no dia 14 de outubro para a realização do curso de capacitação. A capacitação será feita por um número de até três vezes mais candidatos de acordo com a demanda de cada município.
A capacitação é feita a distância e promovida pelo Inep para divulgação das normas, procedimentos e critérios técnicos da RNC para a aplicação do Enem 2020 e é obrigatória para todos os convocados.
Os interessados precisam ter um smartphone ou tablet com acesso à internet móvel e computador para a realização do curso.
Serão considerados aptos para trabalhar como certificadores os candidatos que, após a participação e a aprovação nas atividades desenvolvidas no curso de capacitação, tenham alcançado no mínimo 70% de aproveitamento.
Qual é o trabalho e a remuneração?
Os certificadores serão responsáveis pela efetiva e correta realização dos procedimentos de aplicação das provas do Enem; registro em sistema eletrônico das informações coletadas com base em sua atuação; informar ao Inep qualquer problema identificado nos dias de provas.
O trabalho do certificador terá o valor de até R$ 342 por dia de prova, sendo considerado o valor da hora do servidor público do Poder Executivo Federal de R$ 28,50. O pagamento será feito após a aplicação do Enem 2020 e será condicionado à apresentação do Relatório de Certificação e à finalização da demanda via sistema web ou aplicativo da RNC.
CORONAVÍRUS
Nesta edição do Enem, em consequência da pandemia do coronavírus, o edital exige que os certificadores possuam álcool em gel e usem máscaras para proteção no dia das provas.
Enem 2020
Após o adiamento do exame por conta da pandemia, as provas do Enem 2020 serão aplicadas somente no próximo ano. O exame na versão impressa está marcado para os dias 17 e 24 de janeiro de 2021. Já a versão digital deve ser realizada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Para mais informações confira o edital.