Federal Fluminense acaba com vestibular e adere ao Enem e SiSU

A partir de 2013 todas as vagas serão preenchidas pelo exame nacional.
Em 16/12/2011 16h52 , atualizado em 16/12/2011 16h52 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A Universidade Federal Fluminense (UFF) anunciou que a partir do próximo ano, ou seja, do Processo Seletivo 2013, o ingresso dos novos estudantes será efeito através do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que vai usar as notas das duas edições de 2012 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Agora, todas as universidades federais do Rio de Janeiro utilizam o Enem como critério único de seleção. A Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio) é adepta ao exame nacional desde 2009 e a federal do Rio de Janeiro (UFRJ) começou a usar este ano e aplica provas somente para os cursos que exigem teste de habilidades específicas.

Até este ano a UFF oferecia apenas parte das vagas pelo SiSU. No processo seletivo atual são oferecidas 1.850 vagas para candidatos que realizaram as provas do Enem 2011 e se inscreverem no SiSU, no início de 2012.

De acordo com o coordenador geral do Vestibular da UFF, Neliton Ventura, o principal motivo da mudança é democratizar o acesso à universidade, permitindo a estudantes de vários estados concorrerem às vagas da instituição. “A UFF não poderia ficar de fora desse movimento nacional das universidades federais em aderir à proposta do MEC (Ministério da Educação)” – afirma Neliton Ventura, que completa dizendo que todas as instituições de ensino federais devem aderir ao SiSU até 2013.

O programa de ação afirmativa da UFF também será usado na seleção via Enem/SiSU. Ele concede bônus de 20% na nota final dos candidatos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas municipais e estaduais de todo o Brasil.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Segundo Neliton Venturna, há cinco anos, quando o programa começou a ser usado, cerca de 10% a 12% dos estudantes da UFF eram egressos de escola pública, e agora esse índice passou para entre 20% e 30%. “O que mais chama atenção nesse crescimento é o fato de que antes os estudantes de escolas públicas estavam nos cursos menos concorridos, mas atualmente eles estão ocupando as vagas de cursos mais disputados, como Medicina e Jornalismo” – comenta o coordenador do Vestibular da UFF.

Vestibular 2012

As provas da segunda fase do Vestibular 2012 da UFF serão aplicadas no próximo domingo, dia 18, das 9h às 13h30. Essa etapa será composta por duas provas discursivas específicas ao curso escolhido, além de uma redação, e terá a participação de 18.918 candidatos.

No dia da segunda fase os candidatos deverão chegar ao local da prova às 8h, sendo a entrada permitida até as 8h50. O documento de identidade é obrigatório para entrada em sala de prova, e o vestibulando deve levar sua própria caneta esferográfica de corpo transparente e de ponta média, com tinta azul ou preta.

As notas da segunda fase serão divulgadas no dia 28 de dezembro, e o resultado do Vestibular 2012 no dia 30 de janeiro. Estão em disputa 7.662 vagas para os cursos ministrados em Niterói, Macaé, Itaperuna, Volta Redonda, Nova Friburgo, Rio das Ostras, Miracema, Campos dos Goytacazes, Santo Antônio de Pádua e Angra dos Reis.

Veja também:
Como funciona o SiSU?
07/12: UFF antecipa resultado da primeira fase do Vestibular 2012

Por Adriano Lesme