Os estudantes que participaram da edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já podem se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do primeiro semestre de 2012. O acesso à parte interna do site foi liberado a meia noite de hoje, 07 de janeiro, e seguirá aberto até as 23h59 do próximo dia 12.
O sistema gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) oferece 108.552 vagas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. Em relação ao mesmo período no ano passado, são 30% de vagas oferecidas a mais, além do acréscimo de 12 instituições. Apenas no Distrito Federal não há vagas.
Para se inscrever no SiSU não é necessário preencher um novo cadastro, pois basta informar o número de inscrição e a senha no Enem 2011. Quem esqueceu sua senha pode recuperá-la no site do Enem. Não é possível participar deste SiSU com os dados do Enem 2010 ou de edições anteriores.
Faça sua inscrição no SiSU 2012
Entenda passo a passo como funciona o SiSU
Ao se inscrever no SiSU, o estudante deve escolher até dois cursos, separando sua primeira opção. Os cursos não precisam ser os mesmos, assim como as instituições de ensino. Algumas universidades e institutos federais exigem pontuação mínima no Enem para poder concorrer a seus cursos, mas o sistema avisará quando for o caso.
As instituições de ensino presentes no SiSU têm liberdade para adotar seus critérios de seleção, como pesos diferentes para cada prova, bônus para estudantes de escolas públicas ou cotas para afrodescendentes e índios. Por isso, é importante o candidato verificar antes como é o processo de seleção da instituição que pretende ingressar.
Durante a madrugada do período de inscrição o sistema fará o cálculo do ponto de corte de cada curso. Este resultado temporário serve como referência para avaliar as chances de ser aprovado. Se o ponto de corte do curso desejado for muito maior que sua média, pode não compensar continuar concorrendo. Os candidatos podem alterar as opções de cursos quantas vezes quiserem até o fim das inscrições.
Chamadas
Assim que as inscrições encerrarem o sistema será fechado e fará o cálculo das notas para a formação das listas de aprovados. Serão selecionados os candidatos com a maior pontuação dentro do limite de vagas. A primeira chamada será divulgada no dia 15 de janeiro, com matrícula entre os dias 19 e 23 do mesmo mês.
Os candidatos aprovados em primeira chamada no curso de primeira opção que não fizerem a matrícula serão retirados do SiSU. Os selecionados no curso de segunda opção que não efetuarem o registro podem continuar no sistema. A segunda chamada será publicada no dia 26 de janeiro, com matrícula para os dias 30 e 31 seguintes.
Aqueles que não forem aprovados em nenhuma das chamadas poderão participar da lista de espera, porém terão que realizar uma nova inscrição entre 26 de janeiro e 1º de fevereiro. As chamadas da lista de espera serão de responsabilidade das instituições de ensino, que podem divulgar quantas quiserem até o dia 02 de março. A primeira será publicada em 04 de fevereiro.
Veja também:
06/01: Três alunos do RJ ganham direito de acesso às suas redações do Enem 2011
05/01: Pedido para que redação do Enem seja desconsiderada no SiSU foi negado
Por Adriano Lesme