Enem supera pela primeira vez a marca de 8 milhões de inscritos

Estudantes precisam confirmar a inscrição através do pagamento da taxa de R$ 35 ou solicitação da isenção.
Em 23/05/2014 14h06 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já é a recordista de inscrições. Segundo dados do Ministério da Educação (MEC), até as 13h desta sexta-feira, 23 de maio, 8,2 milhões de pessoas haviam efetuado o cadastro no Enem 2014, superando até as expectativas iniciais do Governo. O número é 5% maior em relação ao ano passado, quando 7,8 milhões se inscreveram.

O número real de participantes do Enem 2014 será divulgado somente após o dia 28 de maio, quando encerrará o prazo para pagamento da taxa de R$ 35. No Enem 2013, entre os 7,8 milhões de inscritos 600 mil não pagaram a taxa e foram excluídos do exame, resultando em 7,2 milhões de inscrições confirmadas.

As inscrições para o Enem 2014 encerram às 23h59 de hoje. Isenções serão concedidas por estudantes de escolas públicas e por aqueles que declararem carência, após preencher o questionário socioeconômico. Ao final da inscrição o sistema indica se o pedido foi aprovado ou não. 

Faça aqui sua inscrição no Enem 2014

Receba dicas do Enem no seu celular

A intenção principal do Enem é a avaliação do desempenho escolar ao fim do Ensino Médio, porém, devido a importância da prova, opções como o acesso à universidade, pelo SiSU, à cursos técnicos pelo Sisutec, bolsas de estudo com o ProUni, certificação do Ensino Médio, participação no programa Ciência sem Fronteiras, financiamento estudantil pelo Fies e mais recentemente seleção para ingresso em Universidades de Portugal também estão disponíveis. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Quem for tentar a Certificação de Conclusão do Ensino Médio deverá obrigatoriamente indicar esta intenção no momento da inscrição. É preciso ainda escolher uma das Instituições Certificadoras, mesmo que não sejam na cidade onde o participante reside. Neste caso é preciso escolher um local próximo. 

Provas 

As provas do Enem 2014 terão a mesma estrutura das últimas edições e serão nos dias 8 e 9 de novembro a partir das 13h, das 13h às 17h30 e das 13h às 18h30, respectivamente (horário de Brasília). Elas serão constituídas de uma Redação e quatro avaliações objetivas, com 45 questões cada. 

Os cartões de confirmação, com número de inscrição e locais de prova devem ser envidados pelos Correios um mês antes da realização das provas e também estarão disponíveis na internet. Veja o conteúdos das provas do Enem 2014 no Edital. O documento também está disponível na versão da Língua Brasileira de Sinais (Libras), veja.

Por Adriano Lesme