MEC publica Edital do SiSU 2025

Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em universidades públicas a quem fez o Enem
Em 26/12/2024 11h03 , atualizado em 26/12/2024 11h04 Por Silvia Tancredi

Edital do SiSU 2025
Somente pode participar do SiSU 2025 quem fez o Enem 2024
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Ministério da Educação (MEC) divulgou hoje (26) o Edital do SiSU 2025. O sistema seleciona candidatos para preencher vagas em universidades públicas de todo o Brasil.

Veja o documento:

Edital SiSU 2025

O Sistema de Seleção de Seleção Unificada (SiSU) é um programa do MEC específico para estudantes que fizeram o Enem. O resultado do Enem 2024 deve sair no dia 13 de janeiro de 2025.

Com as notas do Enem em mãos, os estudantes podem se inscrever no SiSU 2025. Mas, somente pode participar quem tirou nota acima de zero na redação do exame.

Como funciona o SiSU?

O SiSU é realizado de forma totalmente online e gratuita uma vez por ano, geralmente no final do mês de janeiro. Até 2023, o programa tinha duas edições ao ano, em cada um dos semestres.

Os estudantes têm alguns dias, geralmente quatro, para fazer a inscrição no programa. É possível indicar até duas opções de cursos, que podem ser oferecidos em instituições, cidades e estados diferentes. A alteração das carreiras pode ser feita a qualquer momento e quantas vezes for necessário dentro do prazo de inscrição. 

Do segundo dia de inscrição até o final do prazo para cadastro, o MEC libera o acesso às notas de corte do SiSU para que os candidatos tenham ideia se têm chance de passar no curso de escolha.

As notas de corte do SiSU são as notas mínimas necessárias para a aprovação nos cursos ofertados dentro do número de vagas disponíveis. Os candidatos podem acompanhar a nota de corte durante o prazo de inscrição da seleção e analisar as suas chances de ser selecionado.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Cotas do SiSU

No SiSU, existem dois tipos de cotas. A primeira são as vagas reservadas à Lei nº 12.711/2012, mais conhecida como Lei de Cotas. A segunda são as cotas destinadas às políticas de ações afirmativas. 

Veja abaixo os detalhes:

Lei de Cotas no SiSU

A Lei de Cotas no SiSU deve ser aplicada por todas as universidades, institutos e centros federais. Segundo essa lei, cada uma das instituições citadas deve reservar, pelo menos, metade das vagas para pessoas que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. 

Dentro das vagas reservadas à Lei de Cotas, metade são destinadas a candidatos que têm renda familiar mensal de até um salário mínimo por pessoa (per capita).

Em cada uma das faixas de renda, são separadas vagas para candidatos pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, na mesma proporção que esses grupos representam no estado de atuação da instituição, de acordo com censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cotas das ações afirmativas no SiSU

As cotas das políticas de ações afirmativas no SiSU são destinadas a Pretos, Pardos e Indígenas. Existem universidades que também reservam vagas a quilombolas e Pessoas com Deficiência (PcD). As ações afirmativas podem ser adotadas por qualquer instituição, federais e estaduais.

As universidades estaduais seguem as leis dos seus estados para determinar a distribuição das vagas ou estabelecem, por meio de resoluções, seu próprio sistema de cotas.

Bônus regional no SiSU

Existem instituições de ensino que também adotam bônus no SiSU. Normalmente, essa pontuação extra é acrescida à média do Enem.

Um exemplo é o bônus regional. Nesse caso, os estudantes que moram no estado que oferece as vagas ganham bônus de 10% em cima das notas do Enem. O bônus vale para todas as modalidades de concorrência.

Para mais informações, acesse o Edital ou site do SiSU.

Cronograma do Sisu 2025

Veja a lista de datas estabelecidas para o Sisu 2025:

  • Inscrição: 17 a 21 de janeiro de 2025

  • Resultado: 26 de janeiro de 2025

  • Lista de espera: 26 a 31 de janeiro de 2025