O tema da redação do Enem PPL 2024 e a reaplicação do exame deste ano é: "Desafios para a valorização da arte de periferia no cenário cultural brasileiro".
Provas acontecem nesta terça-feira (10) e quarta-feira (11). São esperados mais de 97 mil candidatos na modalidade aplicada para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Locais de prova para quem fará a reaplicação foram liberados essa semana e podem ser consultados na página do participante.
Exame contará com a mesma estrutura que a edição regular aplicada nos dias 3 e 10 de novembro. Serão 180 questões objetivas de quatro áreas do conhecimento: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática, além da redação.
Resultado do Enem deve ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 13 de janeiro de 2025 de todas as suas versões.
Saiba mais: O que é, quem pode participar e como funciona o Enem PPL
Como é a prova do Enem PPL 2024 e da reaplicação?
A estrutura da prova do Enem PPL 2024 e reaplicação do exame é a mesma que a versão tradicional. Veja como funciona:
1º dia | Terça-feira, 10 de dezembro
-
Redação
-
45 questões de Ciências Humanas
-
45 questões de Linguagens
2º dia | Quarta-feira, 11 de dezembro
-
45 questões de Ciências da Natureza
-
45 questões de Matemática
Provas também seguem o horário de aplicação da edição regular, a partir das 13h30 até 19h (no primeiro dia) e até às 18h30 no segundo dia.
As inscrições da versão PPL foram realizadas pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais. Quanto à reaplicação, o período de solicitação para fazer o exame foi entre os dias 11 e 15 de novembro.
Quem pode fazer a reaplicação das provas do Enem 2024?
Farão a reaplicação das provas do Enem 2024 candidatos que comprovaram as condições especificadas abaixo:
-
Doenças infectocontagiosas, tais como: tuberculose, coqueluche, difteria, doença invasiva por Haemophilus influenzae, doença meningocócica e outras meningites, varíola, varíola dos macacos (monkeypox), influenza humana A e B, poliomielite por poliovírus selvagem, sarampo, rubéola, varicela e covid-19
-
Problemas logísticos causadas por: desastres naturais (que prejudiquem a aplicação do Exame devido ao comprometimento da infraestrutura do local), falta de energia elétrica (que comprometa a visibilidade da prova pela ausência de luz natural), falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante ou erro de execução de procedimento de aplicação que incorra em comprovado prejuízo ao participante.
Os participantes tiveram de comprovar as situações com documentação específica conforme mencionado no item 13 deste edital.
Fique por dentro de tudo sobre o Enem aqui!