Whatsapp
Em 08/04/2022 09h38

Enem 2021: espelhos da redação estão disponíveis

Notícias

Pontuação em cada uma das competências da redação e as notas dos treineiros serão liberadas nos próximos dias. Por Adriano Lesme
PUBLICIDADE

Os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 já podem consultar o espelho da redação. Ele foi liberado nesta sexta-feira, 8 de abril, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O espelho da redação pode ser consultado na Página do Participante. Os estudantes devem informar o login no portal gov.br para acessar o sistema.

Por enquanto, apenas o espelho da redação está disponível. A vista pedagógica, que são as notas em cada uma das cinco competências da redação do Enem, será liberada nos próximos dias junto com as notas dos treineiros.

Espelho de uma redação nota 1.000 no Enem 2021 (clique para ampliar)
Crédito: Fernanda Quaresma

Redação do Enem

Apenas 22 participantes conseguiram a nota 1.000 na redação do Enem 2021. Por outro lado, mais de 95 mil redações tiveram nota zero. Entre os motivos para esse desempenho estão fuga ao tema, copia de textos motivadores e texto insuficiente.

O tema da aplicação regular foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Na reaplicação e Enem PPL o tema foi “Reconhecimento da contribuição das mulheres nas ciências da saúde no Brasil”.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Correção da redação do Enem 

As redações do Enem são corrigidas por dois corretores, que têm a função de atribuir uma nota de 0 a 200 pontos em cada uma das cinco competências:

1) Domínio da norma padrão da língua portuguesa;
2) Compreensão da proposta de redação;
3) Seleção e organização das informações;
4) Demonstração de conhecimento da língua necessária para argumentação do texto
5) Elaboração de uma proposta de solução para os problemas abordados, respeitando os valores e considerando as diversidades socioculturais.

Em alguns casos, a redação pode ser avaliada por um terceiro corretor e até uma banca de especialistas.

Entenda como é corrigida a redação do Enem

Enem 2022

O Inep já informou os dias das provas do Enem 2022: 13 e 20 de novembro. Até o dia 15 de abril, estudantes podem solicitar isenção da taxa de inscrição ou justificar ausência no Enem 2021 para obter o benefício da gratuidade novamente. O edital do Enem 2022 e o prazo de inscrição ainda não foram divulgados.

Relacionados
Com mais de um mês de atraso, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou hoje, 17 de março, o balanço do Enem 2021
O Inep liberou o resultado do Enem 2021 para os treineiros. Também está disponível a vista pedagógica da redação para todos os participantes.
Com a divulgação do espelho da redação do Enem 2021, o Brasil Escola teve acesso a sete redações que obtiveram nota máxima. Veja!
Veja dicas das estudantes nota 1000 da redação do Enem 2021 para se sair bem na prova.
Começou hoje (4) o período para solicitar isenção de taxa de inscrição do Enem 2022. Os interessados em pedir a gratuidade podem participar até dia 15 de abril. 
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES