Whatsapp
Em 14/07/2021 00h10 , atualizado em 13/07/2021 15h42

Enem 2021: inscrições terminam nesta quarta-feira (14)

Notícias

Interessados têm até as 23h59 para fazer a inscrição no exame. Taxa é de R$ 85. Por Giullya Franco
Provas do Enem 2021 serão aplicadas em 21 e 28 de novembro
Provas do Enem 2021 serão aplicadas em 21 e 28 de novembro
Crédito da Imagem: Brasil Escola
PUBLICIDADE

Termina às 23h59 desta quarta-feira, 14 de julho, o período de inscrição para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Inscreva-se no Enem 2021

A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 19 de julho em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários e agências dos Correios. No dia 9 de junho o Inep liberou o resultado dos pedidos de isenção, quem foi beneficiado não precisa realizar o pagamento.

As inscrições do Enem 2021 foram abertas no dia 30 de junho. Até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou o balanço parcial das inscrições recebidas.

Todas as pessoas podem se inscrever no Enem 2021. No entanto, para o Enem Digital, a participação é exclusiva aos estudantes que concluíram o ensino médio ou irão concluir este ano, e são limitadas a 101.100 vagas.

Como fazer a inscrição no Enem 2021?

Para dar início à inscrição, o participante deve realizar um cadastro no Portal do Governo Federal e criar um login e senha. Se o estudante já tiver um cadastro, pode acessar diretamente a Página do Participante e iniciar a etapa de inscrição no Enem 2021.

Veja as etapas:

1) Dados pessoais: o estudante informa seus principais dados, como CPF, data de nascimento, cor/raça entre outros;

2) Localização: etapa em que o participante informa a cidade e o endereço onde mora;

3) Atendimento especializado: pessoas que precisam de atendimento especializado para a realização da prova devem informar e comprovar sua necessidade;

4) Língua estrangeira: a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) que deseja realizar a prova também deve ser informada na etapa de inscrição;

5) Escolaridade: aqui o participante deixa seus dados escolares e informa se vai fazer o exame como treineiro, caso não tenha concluído o ensino médio;

6) Questionário socioeconômico: os participantes também devem informar seus dados socioeconômicos durante a inscrição;

7) Contato: o número de celular e e-mail para contato devem ser informados pelo estudante de forma correta, pois são meios para o Inep entrar em contato;

8) Versão da prova: os estudantes optam por realizar a prova impressa ou digital do exame;

9) Local de prova: o participante deve informar durante a inscrição a cidade em que deseja realizara a prova do Enem;

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

10) Upload de foto: o Inep agora também exige que uma foto atual de perfil do participante seja cadastrada na plataforma;

11) Boleto: quem não recebeu a isenção devem gerar o boleto da taxa e realizar o pagamento até o dia 19 de julho para confirmar a inscrição.

Assista nosso vídeo explicativo de como se inscreve no Enem 2021:

 

Atendimento Especializado

As solicitações para os participantes que necessitam de atendimento especializado devem ser feitas no mesmo período das inscrições do Enem. No dia 27 de julho será liberado o resultado dos pedidos.

O atendimento é voltado para pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, pessoas com surdocegueira, discalculia, autismo, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.

Gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), idosos e pessoas em classe hospitalar também podem solicitar atendimento especializado para adaptações no tempo de prova e local de aplicação do exame.

Mais: Saiba como funciona o atendimento especializado

Nome Social

Os participantes travestis e transexuais que desejam ser identificados no dia da prova pela sua identidade de gênero, podem solicitar a substituição do nome civil pelo nome social nas listas de salas, além de escolherem a possibilidade de utilização do banheiro masculino ou feminino.

Os pedidos de atendimento pelo nome social deverão ser feitos entre 19 e 23 de julho. O resultado também será liberado no dia 27 de julho.

Mais: Entenda como funciona o nome social no Enem

Provas

Neste ano o Inep vai aplicar as provas impressas e digitais nas mesmas datas. As aplicações serão feitas nos dias 21 e 28 de novembro.

As provas seguem com o mesmo formato dos anos anteriores, formadas por 180 questões objetivas e uma redação, com a seguinte divisão:

  • 1º dia: Redação + 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas
  • 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática

Veja também: O que estudar para o Enem 2021

Resultado

O cronograma do Inep ainda não informa a data de divulgação do resultado do Enem 2021. No entanto, é esperado que a liberação seja feita em janeiro de 2022.

Para mais informações acesse os editais (impresso | digital).

Relacionados
O Enem 2021 registrou o menor número de inscritos desde a reformulação de 2009. Dados foram divulgados pelo Inep hoje, 15 de julho.
  • Facebook Brasil Escola
  • Instagram Brasil Escola
  • Twitter Brasil Escola
  • Youtube Brasil Escola
  • RSS Brasil Escola
BANCO DE REDAÇÕES

Elabore sua redação com o tema atual e as publique aqui no banco de redações

Tema

PESQUISA DE FACULDADES