Enem 2020: tema da redação é sobre estigma da doença mental

Especialistas apontam que assunto foi pertinente, abordando realidade brasileira, e dentro do padrão da redação do exame educacional
Em 17/01/2021 19h54 , atualizado em 17/01/2021 20h05 Por Silvia Tancredi

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na tarde de hoje, 17 de janeiro, primeiro dia do Enem 2020 os inscritos produziram a redação, cujo tema foi “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”. Os estudantes precisaram elaborar o texto em até 30 linhas e desenvolvê-lo no tipo dissertativo-argumentativo.

A redação do Enem tem um formato específico, no qual é apresentada uma questão-problema, no caso o estigma da doença mental, e textos motivadores para ajudar o participante a refletir sobre o assunto. Ao longo da redação, os inscritos precisam apresentar uma proposta de intervenção, ou seja, uma solução viável de ser aplicada para resolver a questão-problema. 

Para Milton Costa, professor do curso Pré-vestibular Oficina do Estudante, o tema da redação do Enem 2020 foi importante, pertinente, dentro da realidade brasileira, e dentro do padrão esperado para o exame educacional. 

“Foi uma questão-problema que demanda respostas, que demanda saídas, as mais diversas para serem resolvidas. Neste caso, os estudantes deveriam propor caminhos para vencer o estigma que persegue os vários brasileiros que têm alguma doença mental e que, infelizmente, têm a vida bastante complicada por conta desse estigma”.

A coordenadora de redação do curso Poliedro, Maria Catarina Bózio, reforça ainda que o tema da redação do Enem 2020 permitiu que os estudantes colocassem em discussão aspectos que estiveram em alta ao longo de todo o ano passado, tais como a volta de alguns tratamentos como eletrochoque e internação em manicômios como um certo reforço de políticas públicas aos discursos capacitistas e mesmo de estigmatização. 

Repertório

Maria Cristina ressalta que, por meio dos textos motivadores da redação do Enem 2020, o aluno tinha um repertório interessante e muitas referências acessíveis e possíveis para desenvolver o texto. A coordenadora enumera cinco pontos que o participante poderia ter abordado:

  1. Estabelecer diálogo com a literatura brasileira, como Machado de Assis colocando o Alienista mais próximo da sua dinâmica cotidiana;
  2. Analisar o uso de palavras pejorativas como o termo retardado;
  3. Pensar em algumas figuras brasileiras icônicas do assunto como o artista Arthur Bispo do Rosário e a médica Nise da Silveira. que foi uma das primeiras em contexto nacional a defender claramente uma política antimanicomial;
  4. Trabalhar abrangências mais globais, trazendo, por exemplo, Byung Chul Han, que fala um pouco sobre depressão, ansiedade, Síndrome de Burnout, e quais percepções esse tipo de doença carrega ainda hoje na sociedade brasileira como um estigma de fraqueza, de “não deu conta”;
  5. Abordar ainda Foucault com a história da loucura e todo levantamento que ele faz a respeito disso.

Como é a correção da redação do Enem?

Segundo a cartilha da correção da redação do Enem,  o texto é avaliado por dois corretores e, em caso de grande divergência de pontuação, um terceiro faz a correção. São consideradas discrepâncias de notas quando houve diferença de mais de 100 pontos no total da prova ou mais de 80 pontos em qualquer uma das competências. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

A correção é feita por competências, ou seja aspectos que são esperados na redação do participante. O Enem adota cinco competências, cada uma com nota de 0 a 200 pontos, podendo o estudante totalizar notal mil em sua produção textual. 

  • Competência 1: Ter domínio da modalidade escrita formal da Língua Portuguesa. 
  • Competência 2: Compreender a proposta da redação e utilizar conceitos de diferentes áreas do conhecimento para o desenvolvimento do tema.
  • Competência 3: Saber selecionar, relacionar, organizar e interpretar fatos, opiniões e argumentos para defender um ponto de vista.
  • Competência 4: Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a argumentação.
  • Competência 5: Elaborar um proposta de intervenção que respeite os direitos humanos.

Saiba como é corrigida a redação do Enem

Zero na redação

É possível zerar a redação do Enem. Veja em quais casos o participante tem zero na prova:

  • Fuga total ao tema
  • Escrever texto que não seja dissertativo-argumentativo
  • Prova em branco, mesmo que o participante tenha feito a redação no rascunho
  • Textos que tenham até 7 linhas manuscritas (se for em Braille, provas com menos até 10 linhas serão zeradas)
  • Cópia dos textos da prova de redação ou do caderno de questões sem que haja pelo menos oito linhas de produção própria do participante
  • Ofensas, xingamentos, desenhos ou outras tentativas propositais de anulação
  • Sinais gráficos ou números que não tenham função no texto
  • Parte que esteja desconectada do tema proposto
  • Assinatura, rubrica ou qualquer identificação fora do local específico 
  • Texto que tenha predominância de língua estrangeira
  • Texto ilegível

Leia também: motivos que zeram e anulam a redação do Enem

Demais provas

Além da redação, os estudantes também responderam 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Educação Física, Artes e Língua Estrangeira) e 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias (Filosofia, Geografia, História e Sociologia).

No próximo domingo , 24 de janeiro, os participantes deverão responder 45 questões de Matemática e suas Tecnologias e 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias (Biologia, Química e Física).

A estimativa é que as notas do Enem 2020 saiam em março. Com o desempenho em mãos, os inscritos podem se inscrever em programas para ingresso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo da Financiamento Estudantil (Fies).

Para mais detalhes, acesse o Edital do Enem