Enem 2019: provas para presos e reaplicação serão realizadas hoje e amanhã

Provas têm o mesmo formato do exame regular e os resultados serão informados em janeiro para todos os participantes.
Em 10/12/2019 00h30 , atualizado em 10/12/2019 10h19 Por Giullya Franco

Crédito da Imagem: brasil escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

As provas do Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens Sob Medida Socioeducativa (Enem PPL) 2019, assim com a reaplicação para participantes que tiveram problemas logísticos no Enem 2019 , serão realizadas nesta terça e quarta-feira, 10 e 11 de dezembro.

Saiba mais sobre o Enem PPL

Enem PPL

Esta edição recebeu 46.163 inscrições de 25 estados e do Distrito Federal. No Enem PPL, os participantes foram inscritos pelos responsáveis pedagógicos das unidades prisionais ou de medidas socioeducativas, já que os eles não têm acesso à internet. 

As provas serão aplicadas em 1.228 unidades prisionais e de cumprimento de medidas socioeducativas que aderiram ao exame e que tenham estrutura adequada para a aplicação. 

No primeiro dia, os participantes deverão responder o questionário socioeconômico das 12h45 às 13h20 e chegarão nas salas de provas às 12h30. Às 13h30 começará a aplicação das 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas e a redação. Prazo termina às 19h.

O segundo dia, com provas de Ciências da Natureza e Matemática, terá as provas aplicadas das 13h30 às 18h30. Os participantes devem estar nas salas às 13h15.

Reaplicação do Enem 2019

Os participantes que tiveram problemas logísticos durante a prova do Enem 2019, aplicada em 3 e 10 de novembro, fizeram a solicitação para fazer novamente o exame. Os pedidos foram analisados pelo Inep e os casos com fundamentação foram aprovados. Tiveram direito à reaplicação os participantes que tiveram os seguintes problemas:

  • Desastres naturais
  • Falta de energia elétrica
  • Estrutura imprópria para a prova
  • Erro em procedimento do aplicador que tenha causado prejuízo ao participante

Mais: Veja o resultado da solicitação de reaplicação do Enem 2019

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As provas da reaplicação têm o formato tradicional do Enem, com 180 questões distribuídas igualmente por Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências da Natureza e Matemática e a redação. Os participantes farão as provas apenas do dia que tiveram problemas.

Este ano, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) optou por não divulgar a quantidade de participantes que tiveram problemas logísticos no Enem e solicitaram a reaplicação. A cidade que mais relatou problemas foi Goiânia, onde o Inep informou endereço errado de um local de provas.

Resultados

Os resultados do Enem PPL e da reaplicação serão divulgados junto com o do exame tradicional, em janeiro de 2020. Os participantes que ainda não terminaram o ensino médio, conhecidos como treineiros, terão acesso às notas somente em março.

O Inep deve divulgar o resultado do Enem 2019 até o dia 21 de janeiro, quando serão abertas as inscrições do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2020/1. 

No caso do Enem PPL, o responsável pedagógico terá acesso aos resultados obtidos pelos presos e também deverá providenciar a inscrição no SiSU e em outros processos seletivos, se for necessário.

SiSU 2020

O cronograma do SiSU 2020 já foi divulgado. As inscrições vão de 21 a 24 de janeiro e os estudantes que fizeram o Enem 2019 e tiraram nota acima de zero na redação podem se inscrever. O programa é a principal forma de ingresso nos cursos superiores do país.

Saiba mais sobre o SiSU 2020

Para mais informações acesse a Página do Enem no Brasil Escola.