Enem 2018: o que fazer na véspera das provas

Participantes precisam ficar atentos ao horário de fechamento dos portões, trajeto do local de prova, itens obrigatórios e outros detalhes.
Em 03/11/2018 08h00 Por Rafael Batista , Adriano Lesme , Adriano Lesme

Crédito da Imagem: inep
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Amanhã, 4 de novembro, começa o  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018. A expectativa é que cerca de 5,5 milhões de estudantes participem das provas, que serão realizadas em 10.718 locais de provas espalhados em 1.725 municípios.

Na véspera do Enem, é importante ficar atento a alguns detalhes, como local da prova, horário, documento, caneta etc. Além disso, é fundamental cuidar da alimentação e trabalhar a ansiedade. Esta semana, uma psicóloga, uma nutricionista e um diretor de colégio deram dicas valiosas para antes e durante as provas.

Para não ser pego de surpresa nos dias das provas, confira essas recomendações!

Local de prova

Hoje, aproveite o dia para conhecer o seu local de prova. Decida se vai de carro, ônibus, taxi ou até mesmo a pé. Faça o trajeto, calcule o tempo gasto e lembre-se que nos dias das provas o trânsito aumenta bastante.

A informação sobre o local de prova consta no Cartão de Inscrição do Enem. O documento também traz as informações pessoais do participante, número de inscrição, opção de língua estrangeira e, se for o caso, de atendimento diferenciado e/ou específico e de recursos de acessibilidade.

Cerca de 15% dos participantes do Enem 2018 ainda não acessaram o cartão. Ele está disponível na Página do Participante e, para acessá-lo, é preciso informar CPF e senha.

Saiba como recuperar a senha do Enem

Horário

O início da aplicação das provas está marcado para às 13h30, mas os participantes devem chegar com bastante antecedência, pois os portões serão fechados às 13h, pelo horário de Brasília. 

Este domingo será o primeiro dia de vigência do horário de verão nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Por isso, muita atenção ao horário de fechamento dos portões no seu estado. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) fez um mapa com os horários. Veja!

Fonte: Inep/MEC

O que levar?

O Cartão de Inscrição não é obrigatório no dia da prova, mas organização do Enem recomenda a posse dele. Com o cartão em mãos, o estudante poderá visualizar o número da sala, do prédio e da escola onde fará as provas. Assim, o acesso ao local será mais rápido.

Segundo o Edital do Enem, os participantes devem levar, obrigatoriamente, um documento de identidade legível e em bom estado de conservação e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Leve pelo menos duas canetas e teste-as antes das provas.

Canetas Enem
Caneta de tinta preta e tubo transparente é a única aceita no Enem

De acordo com o Inep, o participante poderá levar lanche nos dias de realização das provas do Enem 2018. Não é mais necessário que o estudante leve o lanche dentro de alguma embalagem transparente, mas o conteúdo poderá ser revistado a qualquer momento.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que não levar

É probibido levar para o Enem lápis, borracha, régua, apontador e quaisquer outros materiais escolares. Também é proibido dispositivos eletrônicos, fones de ouvido e materiais impressos. Em relação à vestimenta, acessórios como bonés, gorros, óculos escuros e outros que possam esconder a orelha do participante são proibidos.

Posso levar o celular?

Pode! No entanto, o aparelho deve ficar desligado e guardado no porta-objetos que o fiscal irá te entregar. Caso o celular emita algum som ou vibração, você será eliminado do exame. Portanto, se puder, não leve o celular.

Conteúdo do primeiro dia

Neste primeiro do Enem 2018, os estudantes farão provas de Ciências Humanas e Linguagens e Códigos, com 45 questões objetivas cada. Além disso, será aplicada a prova de Redação. O tempo total de provas será de cinco horas e meia.

Os estudantes só poderão sair da sala levando o caderno de provas nos últimos 30 minutos antes do fim da aplicação, ou seja a partir das 18h30. No entanto, é possível sair da sala sem o caderno a partir das 15h30.

As provas do Enem 2018 continuam no próximo domingo, dia 11, quando serão respondidas outras 90 questões objetivas, dessa vez sobre Ciências da Natureza e Matemática.

Estude com o simulado do Enem

Correção comentada

Logo depois das provas, o Brasil Escola, em parceria com o Colégio e Curso Oficina do Estudante, vai disponibilizar a correção comentada do Enem 2018. Para ter acesso à correção em tempo real, basta acessar esta página no domingo, a partir das 19h.

Como os gabaritos oficiais do Enem 2018 devem ser publicados apenas no dia 14 de novembro, a correção comentada é uma ferramenta para o participante ter uma ideia de como se saiu nas provas.

Resultado

O resultado do Enem 2018 deve ser disponibilizado no dia 18 de janeiro de 2019. O Enem é obrigatório para participar do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), plataforma que substitui vestibulares de instituições públicas de ensino por todo o país. 

A pontuação do Enem também é um dos pré-requisitos para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para conseguir bolsas de estudos no Programa Universidade Para Todos (ProUni).