Enem 2016: Professor lista cinco temas de Física que mais caem nas provas

Conteúdos são presença constante em Ciências da Natureza, no Exame.
Em 31/10/2016 17h55 , atualizado em 31/10/2016 17h57 Por Lorraine Vilela Campos

Temas que mais caem em Física no Enem
Temas que mais caem em Física no Enem
Crédito da Imagem: Shutterstock
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 está cada vez mais próximo. A revisão dos conteúdos das áreas do conhecimento é um prática bastante adotada nesta reta final, focando sempre nas disciplinas que são consideradas mais difíceis. A prova de Física é uma das que mais cobram domínio do conteúdo visto para Ciências da Natureza.

Física integra a área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, acompanhada dos conteúdo de Biologia e Química. Suas questões podem ser apenas sobre a disciplina ou podem estar interligadas ao conteúdo das demais, já que o Enem foca muito na interdisciplinaridade. O exame trabalha as áreas do conhecimento em conceitos ligados aos episódios do dia a dia. 

Veja também: confira os temas que mais caem na prova de Química do Enem

Pensando nestes últimos dias para revisar os conteúdos e focar na resolução dos conteúdos de maior dificuldade, o professor Daniel Amaro, da escola Dinamis, lista com cinco temas que mais caem no Enem e a forma como são abordados. Confira:

1 - Ondulatória: as ondas são pulsos energéticos presentes em diversas áreas do cotidiano. Sua propagação em meios materiais, ou no espaço, transportam energia. O tema está relacionado ao funcionamento de dispositivos como celulares, rádio, televisão e internet. Elas também estão presentes no corpo humano, como é o caso da visão e da audição, já que luz e som também são ondas. No Enem, a abordagem é voltada para os elementos que a compõem e os fenômenos ondulatórios. 

Exemplo de ondas que são estudadas pela Física

2 - Mecânica: a área que estuda o estado do movimento dos corpos é a Mecânica. Suas ações se dividem em Estática, que estuda o equilíbrio de um sistema sob a ação de diferentes forças; Cinemática, que busca descrever os movimentos dos objetivos sem levar em conta a causa e a Dinâmica, estudo do movimento e suas causas, levando em consideração as Leis de Newton. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

3 - Eletricidade e Energia: o Enem procura relacionar o conteúdo desta parte da Física com situações do dia a dia. São abordados os conceitos de Eletrostática (estudo da ação e propriedades das cargas elétricas em repouso), Eletrodinâmica (estudo das cargas elétricas em movimento) e Eletromagnetismo (estudo da eletricidade e do magnestimo e suas relações) de forma prática. 

4 - Termodinâmica: o Enem aborda os conceitos de temperatura, calor e suas transformações, sempre utilizando situações comuns do cotidiano para exemplificar. 

5 - Óptica: o Enem utiliza de forma didática e acessível os conceitos da Óptica, parte da Física responsável pelo estudo dos fenômenos da luz. Ela pode se dividir em Geométrica e Física. 

Óptica estuda os fenômenos da luz

Dicas

É importante que o estudante saiba interpretar o enunciado das questões, já que o Enem traz muitas informações nas próprias perguntas. Conseguir utilizar os conceitos aprendidos e identificá-los nas alternativas é fundamental para um bom desempenho. 

Estude no Brasil Escola

Esclareça suas dúvidas sobre Física no Brasil Escola. Confira nossas dicas, veja os vídeos gratuitos com aulas sobre a disciplina e treine com as questões de provas anteriores, além do simulado. Outros conteúdos também são abordados nos nossos canais e estão à disposição nesta reta final de estudos!