O conteúdo de Ondas frequentemente é cobrado nas questões da prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do Enem. Por essa razão, o Vestibular Brasil Escola traz para você algumas dicas e exemplos de como o tema normalmente é abordado no exame.
De acordo com o edital, as questões sobre ondas no Enem podem abordar os seguintes assuntos: feixes e frentes de onda; reflexão e refração; pulsos de ondas; período e frequência; relação entre velocidade, frequência e comprimento de onda, e o comportamento das ondas em diferentes meios de propagação (veja ondas periódicas).
As ondas são pulsos energéticos que se propagam em meios materiais, ou no espaço, transportando energia. Graças a essa propriedade, elas são a base para o funcionamento de muitos dispositivos do nosso cotidiano, como celulares, internet, rádio e televisão. Também são indispensáveis para os nossos sentidos básicos, como visão e audição, uma vez que a luz e o som também são ondas.
As questões sobre ondas no Enem costumam voltar-se para temas que envolvem as aplicações dos fenômenos ondulatórios no nosso dia a dia, de forma a estimular a análise e o pensamento crítico dos estudantes. Como exemplo, veja as questões sobre ondas no Enem resolvidas que foram retiradas do caderno amarelo da prova de 2013:
QUESTÃO 55
Em viagens de avião, é solicitado aos passageiros o desligamento de todos os aparelhos cujo funcionamento envolva a emissão ou a recepção de ondas eletromagnéticas. O procedimento é utilizado para eliminar fontes de radiação que possam interferir nas comunicações via rádio dos pilotos com a torre de controle.
A propriedade das ondas emitidas que justifica o procedimento adotado é o fato de
a) terem fases opostas.
b) serem ambas audíveis.
c) terem intensidades inversas.
d) serem de mesma amplitude.
e) terem frequências próximas.
Resolução
O fenômeno que pode interferir nas comunicações do piloto com a torre é a interferência, que ocorre de maneira mais intensa quando as ondas possuem frequências próximas.
Alternativa E
Questão 53
Uma manifestação comum das torcidas em estádios de futebol é a ola mexicana. Os espectadores de uma linha, sem sair do lugar e sem se deslocarem lateralmente, ficam de pé e se sentam, sincronizados com os da linha adjacente. O efeito coletivo se propaga pelos espectadores do estádio, formando uma onda progressiva, conforme ilustração.
Ola mexicana feita por torcedores em estádios de futebol
Calcula-se que a velocidade de propagação dessa “onda humana” é 45 km/h, e que cada período de oscilação contém 16 pessoas, que se levantam e sentam organizadamente e distanciadas entre si por 80 cm.
Disponível em: www.ufsm.br.
Acesso em: 7 dez. 2012 (adaptado).
Nessa ola mexicana, a frequência da onda, em hertz, é um valor mais próximo de
a) 0,3
b) 0,5
c) 1,0
d) 1,9
e) 3,7.
Resolução
Inicialmente podemos calcular o comprimento de onda multiplicando a distância entre as pessoas, 0,8 (80 cm = 0,8m), pelo número de “distâncias”, que é 15, visto que há 16 pessoas:
λ = 15 . 0,8
λ = 12 m
Em seguida, calcula-se a frequência através da seguinte expressão:
f = v
λ
Dada a velocidade (v = 45 km/h), devemos passar sua unidade de medida para m/s. Para isso, basta dividi-la por 3,6:
v = 45 = 12,5 m/s
3,6
Substituindo na equação:
f = 12,5 = 1,04
12
O valor obtido é mais próximo de 1 Hz, portanto, a resposta correta é a alternativa C.
Agora que você já viu os exemplos, confira as provas e gabaritos do Enem dos anos anteriores no nosso site. Leia também mais sobre os fenômenos ondulatórios e algumas curiosidades na nossa seção sobre ondas, onde você encontrará as principais definições, equações e aplicações desse conteúdo.
Boa sorte!