Enem 2016 para privados de liberdade recebe inscrições a partir de hoje

Inscrições serão recebidas até o dia 21 de outubro. Provas serão aplicadas no mês de dezembro.
Em 03/10/2016 10h00 , atualizado em 18/07/2022 14h36 Por Érica Caetano

Enem
Enem
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Foi aberto nesta segunda-feira, 03 de outubro, o período de inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016 para pessoas privadas de liberdade e jovens em medidas socioeducativas. O prazo segue até o dia 21 deste mês.

No momento da adesão, os órgãos deverão indicar um responsável pedagógico que ficará responsável pela inscrição de tais jovens ou adultos, os quais podem requerer a conclusão do ensino médio pelo Exame, desde que a informação seja prestada no momento da participação. A pessoa escolhida informará o número da unidade prisional ou socioeducativa, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do participante. 

Os órgãos de administração prisional e socioeducativa das unidades da Federação que desejarem indicar unidades prisionais e socioeducativas para aplicação do Enem deverão firmar Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos junto ao Instituto de Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), até o dia 07 de outubro. 

Os acesso aos resultados, assim como a divulgação das informações aos participantes são atribuições exclusivas do responsável pedagógico escolhido por cada órgão. O servidor/funcionário escolhido deverá, ainda, encaminhar a participação dos privados de liberdade na inscrição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e outros meios de acesso ao ensino superior. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas

A realização das provas ocorrerá nos dias 06 e 07 de dezembro, às 13h30, nas unidades prisionais e socioeducativas indicadas pelos respectivos órgãos de administração prisional e socioeducativa de cada unidade federada do Brasil, desde que tenham firmado Termo de Adesão, Responsabilidades e Compromissos. 

No primeiro dia serão aplicadas questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, contando com 4h30 de duração. Já no segundo, haverá perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e a Redação, em um total de 5h30. 

Os acesso aos resultados, assim como a divulgação das informações aos participantes são atribuições exclusivas do responsável pedagógico escolhido por cada órgão. Mais detalhes podem ser obtidos através da página do Inep.

Enem 2016

Para os demais dos estudantes de todo o país, o Enem 2016 será realizado nos dias 05 e 06 de novembro. Para auxiliar na preparação, o Brasil Escola transmite videoaulas gratuitas até o dia das provas do Enem. Os participantes também podem testar seus conhecimentos no simulado Enem, conferir dicas sobre os conteúdos cobrados no Exame e resolver provas anteriores do Enem.