Começa nesta quinta-feira, 1º de outubro, o prazo para inscrições das pessoas privadas de liberdade e jovens em medidas socioeducativas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os órgãos de Administração Prisional e Socioeducativa terão até 23 seguinte para confirmação da adesão, por meio do termo de compromisso com o Instituto de Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, exclusivamente pela internet.
Os órgãos devem indicar, no momento da adesão, um responsável pedagógico que ficará responsável pela inscrição de tais jovens ou adultos, os quais podem requerer a conclusão do ensino médio pelo exame, desde que a informação seja prestada no momento da participação. A pessoa escolhida informará o número da unidade prisional ou socioeducativa, além do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do participante.
Os acesso aos resultados, assim como a divulgação das informações aos participantes são atribuições exclusivas do responsável pedagógico escolhido por cada órgão. O servidor/funcionário escolhido deverá, ainda, encaminhar a participação do privados de liberdade na inscrição do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) e outros meios de acesso ao ensino superior.
Provas
As unidades prisionais ou socioeducativas receberão as provas do Enem em 1º e 2 de dezembro. O primeiro dia contará com questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias, além de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, contando com 4h30 de duração. Já o segundo terá perguntas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e a Redação, em um total de 5h30.
Enem 2015
Para o restante dos estudantes de todo o país, o Enem 2015 será aplicado em 24 e 25 de outubro. O Inep informou na última semana que o Cartão de Confirmação de Inscrição, contendo os locais de provas e demais informações necessárias, será divulgado até o final desta semana. Ao contrário das edições anteriores, o documento estará disponível exclusivamente pela Página do Participante, no site do exame.
Por Lorraine Vilela