O Dia do Médico é celebrado nesta quarta-feira, 18 de outubro. A Medicina é uma das carreiras mais disputadas pelos estudantes que desejam fazer o curso no ensino superior.
Devido à concorrência e procura, as notas de corte de Medicina no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) são altas. O SiSU é o programa do Ministério da Educação (MEC) que utiliza as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Para ajudar os candidatos à Medicina, o Brasil Escola destacou as menores notas de corte registradas no SiSU 2023 do primeiro semestre. A nota de corte é a menor nota necessária para ser aprovado em determinado curso dentro do total de vagas ofertadas.
Saiba mais: O curso, mercado de trabalho e universidades que oferecem Medicina
Menores notas de corte de Medicina no SiSU 2023/1
Veja as menores notas de corte de Medicina no SiSU 2023 do primeiro semestre:
-
UFERSA (Mossoró, RN): 767,83
-
Unemat (Cásseres, MT): 778,17
-
UFRR (Boa Vista, RR): 778,7
-
UNEB (Salvador, BA): 779,06
-
UFMS (Três Lagoas, MS): 780,6
Veja também: Aprovado em 1º lugar em Medicina na UFRJ pelo SiSU compartilha dicas aos estudantes
O que é o SiSU?
O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é um processo seletivo organizado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior.
Para concorrer às vagas disponibilizadas, os participantes utilizam seus desempenhos da última edição do Enem. Os candidados não podem ter zerado a redação
Durante o ano são realizadas duas edições do SiSU, uma no primeiro semestre (com inscrições em fevereiro/março) e outra no segundo semestre (inscrições em junho/julho).
A incrição na seleção é gratuita e todo o processo para participar é feito na internet, no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.
A primeira edição deste ano recebeu um total de 1,07 milhão de inscritos.
Vídeo sobre a profissão de Medicina
Veja no vídeo do Guia de Profissões, o depoimento da cirurgiã vascular Laryssa Franco: