Edital do Enem 2023 é publicado

Documento mostra todas as informações do exame educacional marcado para novembro
Em 08/05/2023 07h11 , atualizado em 09/05/2023 07h09 Por Silvia Tancredi

Estudante negra sorrindo com fone no ouvido e texto escrito Enem 2023
Inscrições para Enem 2023 poderão ser feitas em junho
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Edital do Enem 2023 foi divulgado hoje, 08 de maio. O documento mostra todas as datas, informações, orientações e regras do maior exame educacional brasileiro.

Acesse Edital Enem 2023

O período de inscrições para o Enem 2023 será de 5 a 16 de junho. A taxa custa R$ 85 e poderá ser paga até o dia 21 de junho em bancos, lotéricas e via Pix.

Pedidos de isenção de taxa de inscrição do Enem já foram recebidos de estudantes da rede pública e bolsistas da privada com renda familiar de até um salário mínimo e meio e de inscritos no CadÚnico.

A lista de candidatos beneficiados com a isenção de taxa deve sair ainda hoje (8).

Inscrição no Enem 2023

Antes de fazer a inscrição no Enem, os estudantes devem fazer cadastro no portal gov.br, criando um login e uma senha. Em seguida, precisam acessar a Página do Participante do Enem

No momento do cadastro, os participantes devem informar dados como nome completo, número do CPF, data de nascimento, escolaridade, dados dos pais e formas de contato.

Durante o mesmo prazo de inscrições, solicitações de atendimento especializado durante as provas do Enem 2023 serão aceitas. O resultado desses pedidos será informado no dia 26 de junho.

Podem pedir atendimento especializado no Enem estudantes que se encaixam nas seguintes situações: gestantes e lactantes, idosos e pessoas em classe hospitalar.Também podem fazer essa solicitação pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, entre outras

Saiba mais sobre o atendimento especializado no Enem

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Provas do Enem 2023

As provas do Enem 2023 serão aplicadas em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro em várias cidades do Brasil. 

A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.

Veja abaixo a distribuição das provas:

=>05/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens

=>12/11, das 13h às 18h30:  45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

A redação do Enem 2023 deve ser feita no formato dissertativo-argumentativo. Os estudantes recebem um tema, que geralmente é uma questão social. Em seguida, devem elaborar uma proposta de intervenção, que é uma solução viável para a questão-problema.

Confira como deve ser feita a redação do Enem 

Por que fazer o Enem 2023?

Hoje, o principal motivo para fazer o Enem é usar as notas para ingressar em instituições de ensino superior. Algumas delas realizam vestibulares específicos que aceitam o desempenho do exame educacional.

O Ministério da Educação (MEC) conta com três programas de acesso a universidades. Confira:

  • Sistema de Seleção Unificada (SiSU): vagas em instituições de ensino públicas

  • Programa Universidade para Todos (ProUni): bolsas de estudo em universidades particulares

  • Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): financiamentos em instituições privadas

Estude para o Enem 2023 no Brasil Escola

Professores e especialistas em educação e alunos que se deram bem nas provas recomendam fazer as provas anteriores do Enem. Aqui, no Brasil Escola, também temos um simulado específico para o Enem que pode ajudar nos estudos.

Faça o simulado do Enem

Outras dicas são ler os artigos de professores de todas as disciplinas, como Biologia, por exemplo. Você também pode conferir reportagens que mostram estudantes dando dicas de estudos para arrasar na prova do Enem.

Também é interessante acessar o canal do Brasil Escola no YouTube e conferir as vídeoaulas de professores de todas as matérias.

Por fim, nas nossas redes sociais sempre damos dicas de estudos. Siga-nos: Instagram e TikTok.