Começa hoje a reaplicação do Enem 2021

Cerca de 400 mil pessoas são esperadas neste domingo para as provas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas e Redação.
Em 09/01/2022 00h05 Por Adriano Lesme

Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Hoje e no próximo domingo, dias 9 e 16 de janeiro, ocorre a reaplicação do Enem 2021 e a aplicação do exame para privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa, o Enem PPL. 

Farão provas os 54.231 inscritos no Enem PPL, os 280.145 estudantes que se inscreveram após a reabertura do prazo para solicitar isenção da taxa de inscrição (entenda) e os participantes que solicitaram reaplicação por um dos seguintes motivos:

  • Problemas logísticos nos dias do Enem regular (21 e 28 de novembro), como falta de eletricidade, alagamentos ou outros desastres naturais;

  • Diagnóstico ou sintomas de doenças infectocontagiosas, como Covid-19, vírus Influenza (gripe), sarampo, tuberculose, coqueluche, rubéola, entre outras.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não informou quantos participantes tiveram o pedido de reaplicação aceito.

Entenda a reaplicação do Enem

Provas

Todos os participantes da reaplicação farão provas impressas, inclusive quem se inscreveu no Enem Digital. A distribuição do exame segue o mesmo formato da aplicação regular.

1º dia: 45 questões de Linguagens e Códigos, 45 de Ciências Humanas e Redação
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza, 45 de Matemática

Os portões dos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, no horário de Brasília. Os participantes iniciarão o exame às 13h30. Neste primeiro dia a duração é de cinco horas e meia.

As provas do Enem PPL serão aplicadas nas unidades prisionais e/ou socioeducativas. Os participantes serão levados para salas com boa circulação de ar e distanciamento entre as carteiras, e também deverão usar máscara.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que levar

  • Documento de identificação original com foto;
  • Caneta esferográfica de tinta preta e tubo transparente;
  • Máscara de proteção facil (recomendável levar mais de uma);
  • Cartão de Inscrição (opcional);
  • Água e lanche (opcional).

Os estudantes podem levar o celular, mas ele deve ser desligado e colocado no porta-objetos que o fiscal de sala entregará. 

Enem 2021

As provas regulares do Enem 2021 foram realizadas nos dias 21 e 28 de novembro. Entre os 3,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão faltou. Foi a menor participação em mais de uma década.

O tema da redação foi “Invisibilidade e registro civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”. Os gabaritos oficiais foram divulgados no dia 1º de dezembro, junto com os cadernos de provas.

O resultado do Enem 2021 será liberado no dia 11 de fevereiro para os participantes que já terminaram o ensino médio. Os demais estudantes poderão consultar suas notas em abril.

Com as notas do Enem será possível participar das edições de 2022 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU), Programa Universidade para Todos (ProUni) e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Brasileiros também podem estudar em Portugal usando as notas do Enem.