Unifap decide substituir provas do vestibular pelo SiSU
Metade das vagas continuará sendo preenchida pelo desempenho em uma das duas últimas edições do Enem.
Em reunião realizada ontem, 26 de setembro, a Universidade Federal do Amapá (Unifap) decidiu pela extinção das provas do Processo Seletivo (PS). A partir do ingresso para 2014, metade das vagas será preenchida pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU).
Veja as universidades que aderiram ao Enem
O critério de seleção para a outra metade das vagas continuará sendo o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No caso do Vestibular 2014, devem ser aceitas as notas do Enem de 2012 e 2013. O edital com as regras e período de inscrições será divulgado nos próximos dias.
Em maio deste ano, a Unifap já havia recomendado aos vestibulandos que se inscrevessem no Enem 2013. A medida foi cautelar, pois a votação sobre a adesão da instituição ao Enem e SisU ainda não havia sido realizada. A proposta de adesão foi aprovada oficialmente na reunião de ontem, por 27 votos a favor e seis contra.
A intenção da Unifap é que a percentagem de vagas destinadas ao SiSU aumente gradativamente até chegar aos 100% no Vestibular 2018. De acordo com a universidade, o novo modelo vai permitir mais investimentos em ensino, pesquisa e extensão, pois as instituições participantes do SiSU recebem mais recursos do Governo Federal.
Outro motivo que levou a Unifap a aderir ao Enem é a baixa quantidade de vestibulandos que fizeram as provas do PS 2013 no ano passado. Das 14. 756 inscrições recebidas, 10. 526 candidatos optaram pela pontuação do Enem e apenas 4.230 concorreram no PS. Desses que optaram pelo vestibular tradicional, pouco mais da metade compareceu para fazer as provas.
Por Adriano Lesme