Pedidos para uso de nome social no Enem 2021 começam hoje (19)
Interessados devem fazer solicitação e enviar documentos até o dia 23 de julho. Resultado será informado no dia 27.
Começa nesta segunda-feira, 19 de julho, o período para solicitação de uso do nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Pedidos podem ser feitos até o dia 23 de julho.
Solicite o nome social no Enem 2021
Os participantes travestis e transexuais que desejam ser identificados no dia da prova pela sua identidade de gênero, podem solicitar a substituição do nome civil pelo nome social nas listas de salas, além de escolherem a possibilidade de utilização do banheiro masculino ou feminino.
Mais: Entenda como funciona o nome social no Enem
Documentação
Após acessar a Página do Participante para fazer a solicitação, o participante deve enviar os documentos comprobatórios nos formatos PDF, PNG ou JPG e tamanho máximo de 2MB, conforme a lista abaixo:
- Fotografia atual nítida, individual, colorida, com fundo branco que enquadre desde a cabeça até os ombros, de rosto inteiro sem o uso de óculos escuros e artigos de chapelaria, tais como: boné, chapéu, viseira, gorro ou similares;
- Cópia digitalizada da frente e do verso de um dos documentos de identificação oficial com foto;
- Cópia assinada e digitalizada do formulário de solicitação de atendimento pelo nome social disponibilizado na Página do Participante.
Resultado
O resultado das solicitações será disponibilizado no dia 27 de julho. Em caso de indeferimento, o participante será informado pelo e-mail inserido na inscrição, e terá três dias para enviar um novo documento comprobatório.
Taxa de Inscrição
Termina hoje o período para realizar o pagamento da taxa de inscrição do Enem 2021 no valor de R$ 85. A taxa pode ser paga em agências bancárias, casas lotéricas, aplicativos de bancos, internet banking e agências dos Correios que tenham o serviço do Banco Postal.
Enem 2021
As inscrições para o Enem 2021 foram recebidas de 30 de junho a 14 de julho. No dia 15 o Inep divulgou que o exame recebeu 4.004.764 inscrições.
Neste ano as provas impressas e digitais do Enem serão nas mesmas datas. As aplicações serão feitas nos dias 21 e 28 de novembro.
As provas seguem com o mesmo formato dos anos anteriores, formadas por 180 questões objetivas e uma redação, com a seguinte divisão:
1º dia: Redação + 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática
Veja também: O que estudar para o Enem 2021
O cronograma do Inep ainda não informa a data de divulgação do resultado do Enem 2021. No entanto, é esperado que a liberação seja feita em janeiro de 2022.
Para mais informações acesse os editais (impresso | digital).