Formado em Engenharia de Petróleo, estudante nota mil na redação do Enem 2022 quer fazer Medicina

Oferecimento:

Com 24 anos, Luís Felipe tirou a nota máxima na redação do Enem 2022. O jovem mora em Maceió (AL)

Em 10/02/2023 15h52 , atualizado em 10/02/2023 16h41
Por Lucas Afonso
Luís Felipe tirou nota 1.000 na redação e pretende cursar Medicina
Crédito da Imagem: Acervo Pessoal

Já imaginou abrir a página do resultado do Enem 2022 e ver a nota 1.000 na prova de redação?

Essa foi a realidade que Luís Felipe, de 24 anos, vivenciou na quinta-feira (9). O jovem gaúcho, natural de Pelotas (RS), mora em Maceió (AL) há 13 anos.

O sentimento de surpresa tomou conta do momento que o estudante consultou o desempenho do Enem. "Tinha saído da prova achando que tinha falhado em alguns pontos, então quando eu vi a nota máxima foi uma surpresa muito feliz", conta.

Página do participante do Enem 2022 do estudante Luís Felipe.

O Brasil Escola conversou com Luís para saber um pouco da sua trajetória acadêmica, como foi o processo de preparação para a redação e sua opinião sobre o tema da produção textual. 

Tema da redação

Em 2022, a redação do Enem abordou os desafios para a valorização dos povos tradicionais do Brasil.

Luís considera essa discussão importante e que diz muito sobre o contexto social no qual o país vive.

"Achei o tema condizente com o contexto social que o Brasil vem passando. O tema dos povos tradicionais engloba a questão indígena, que foi muito abordada nos noticiários brasileiros. Então, achei o tema muito relevante. Apesar disso, a amplitude do tema assustou a um primeiro momento, pois é difícil fazer uma redação que aborde os 26 povos tradicionais e mais difícil ainda escrever uma proposta de intervenção que funcione para as necessidades plurais que cada grupo apresenta."

O jovem gaúcho optou por pautar suas argumentações em exemplos. Nesse sentido, ele explorou a questão indígena e o impacto causado pelo garimpo ilegal nas comunidades ribeirinhas, que dependem da pesca nos rios. 

Leia mais: professoras comentam o tema da redação do Enem 2022

Formação

Ao longo de grande parte do período escolar, Luís estudou em escolas particulares. Ele concluiu o ensino médio em um colégio particular de Maceió.

O jovem fez o curso superior de Engenharia de Petróleo na Universidade Federal de Alagoas (UFAL). A conclusão da graduação aconteceu em 2020.

Desde então, Luís estuda para as provas do Enem com a intenção de cursar Medicina

Veja: 10 dicas para passar no vestibular de Medicina

Dicas de estudo

O processo de preparação do Luís para a prova de redação envolveu escrita, correção e reescrita. "Sempre que apontavam erros no meu texto, eu refazia tentando sempre deixar o texto mais objetivo."

Para os estudantes que estão se preparando para as provas do Enem 2023, o candidato nota mil na redação deixa algumas dicas:

"Estude constantemente, não necessariamente de um jeito padronizado, porque é impossível ter o mesmo rendimento sempre. A questão é não parar, tem semanas que você vai fazer 3 redações e semanas que você vai fazer 2 parágrafos, o importante é escrever, corrigir e reescrever. A prática é o modo mais seguro de aumentar a nota na redação"

Luís Felipe pretende utilizar a nota do Enem para concorrer a uma vaga do curso de Medicina pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), em sua primeira edição de 2023, que deve abrir as inscrições no próximo dia 16.

Veja: quais foram as menores notas de corte para Medicina na última edição do SiSU