Ministro confirma Enem 2021 para este ano e divulga datas de inscrições e provas
Informações foram publicadas por Milton Ribeiro em rede social. Edital deve sair ainda esta semana.
As edições impressa e digital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão realizadas em 21 e 28 de novembro. A informação foi confirmada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, em seu perfil oficial do Twitter.
O ministro adiantou, ainda, que o edital do exame sairá ainda esta semana e que as inscrições do Enem 2021 serão recebidas de 30 de junho a 14 de julho.
A confirmação das provas para 2021 veio após um período de incertezas que estava gerando complicações nas definições de planejanemtos de colégios e trazendo preocupações para estudantes. Uma suposta realização do Enem 2021 somente em 2022 chegou a circular pela mídia, mas horas depois foi desmetida pelo Inep.
Próximos passos do Enem 2021
A expectativa agora é pela publicação do Edital do Enem 2021. O documento trará o valor da taxa, até então não informada pelo Inep, além das datas e regras do exame. Também será nele que será possível conferir se a matriz das provas sofrerá as alterações esperadas em decorrência da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ou seja, a forma como as disciplinas serão divididas, seus eixos temáticos e conteúdo.
Uma das etapas do calendário do Enem 2021 já está em andamento. Os pedidos de isenção de taxa e justificativa de ausência foram recebidos de 17 a 28 maio. O resultado deve sair em 9 de junho e recursos serão aceitos entre os dias 14 e 18 seguintes, já as respostas serão dadas aos participantes em 25 de junho.
Quem tiver a isenção NÃO estará inscrito no Enem automaticamente, devendo se inscrever no exame de 30 de junho a 14 de julho. A diferença é que os isentos não terão que pagar nenhum boleto para que a participação seja confirmada.
Mais informações pelo site do Inep.