Estudantes reclamam que não conseguem acessar o resultado da isenção da taxa do Enem 2021

Na próxima semana será aberto o prazo para solicitar recurso contra o resultado da isenção.
Em 11/06/2021 16h43 , atualizado em 11/06/2021 16h49 Por Adriano Lesme

Enem 2021
Enem 2021
Crédito da Imagem: Shutterstock / Brasil Escola
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

Na última quarta-feira, 9 de junho, foi divulgado o resultado dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2021. No entanto, alguns estudantes reclamam que não conseguem acessá-lo.

O Brasil Escola teve acesso a um grupo no Whatsapp com mais de 60 estudantes que relatam não conseguir consultar o resultado das suas solicitações de isenção. Na maioria dos casos, a Página do Participante mostra apenas os resultados referentes ao Enem 2020 e edições anteriores.

Visite nossa página sobre o Enem 2021

Página do Participante Enem
Página do Participante não mostra o resultado da isenção do Enem 2021

A paraense Sara Camila Freires, de Mãe do Rio, é uma das participantes do grupo. Ela afirmou que, assim como outros estudantes, entrou em contato com o Inep pela Central de Atendimento, mas não obteve resposta. 

“Estamos desesperados e sem nenhuma representatividade, afinal, essa prova pode mudar nossa vida e nem todos têm condição de pagar a taxa”. 

O estudante Anastácio Linhares Júnior, de Porto Velho/RO, comentou que ligou na Central de Atendimento pelo 0800 616161, mas que pediram para ele enviar a reclamação pela internet porque pelo telefone não conseguem resolver. “O problema é que não consigo fazer o login no site”, desabafa.

Hellen Kássia Alves, de Aparecida de Goiânia/GO, preferiu aguardar mais alguns dias para o Inep normalizar a situação do site. Mesmo assim, revela preocupação. “A atual situação como um todo que estamos passando [pandemia e aulas a distância] já não é favorável, com mais esse problema a saúde mental não aguenta”. 

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

O que diz o Inep

Nós entramos em contato com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) por volta das 16h desta sexta-feira e aguardamos um posicionamento. 

Isenção Enem 2021

A isenção do Enem 2021 pode ser solicitada pelos seguintes participantes:

  • Estudantes que estão no terceiro ano do ensino médio em escolas públicas:

  • Participantes de escolas públicas ou bolsistas integrais de colégios particulares que tenham renda familiar mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. 

  • Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico)

Na próxima segunda-feira, 14, será aberto o período para estudantes que tiveram o pedido de isenção negado enviarem recurso. O prazo vai até 18 de junho, e o resultado da análise será liberado em 25 de junho.

Independentemente do resultado dos pedidos de isenção, todos os interessados em participar do Enem 2021 deverão se inscrever no exame entre os dias 30 de junho a 14 de julho. A taxa será de R$ 85.