MEC prorroga inscrições do Fies 2024/2 para vagas remanescentes

Oportunidades oferecidas no Fies 2024/2 Vagas Remanescentes são destinadas a estudantes já matriculados no ensino superior

Em 29/11/2024 07h35 , atualizado em 29/11/2024 07h40
Por Lucas Afonso
Inscrição do Fies 2024/2 Vagas Remanescentes é realizada de forma gratuita e online.
Crédito da Imagem: Foto - Shutterstock

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou o prazo de inscrição do Fies 2024/2 para vagas remanescentes. Agora, os interessados terão até segunda-feira, 2 de dezembro, para se inscrever no programa pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Faça aqui sua inscrição para o Fies 2024/2 Vagas Remanescentes

Neste processo seletivo podem participar somente estudantes que já estão matriculados nos cursos, turnos e locais disponíveis na seletiva. Resultado será liberado no dia 4 de dezembro, enquanto a convocação da lista de espera será realizada no dia 12 seguinte.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é uma iniciativa do governo federal que permite o financiamento das mensalidades de cursos de graduação disponibilizados na educação superior particular.

Saiba mais: Entenda a diferença entre Enem, SiSU, Fies e ProUni

Quem pode participar do Fies 2024/2 Vagas Remanescentes 

Para participar do Fies 2024/2 Vagas Remanescentes, o estudante precisa comprovar as seguintes condições:

  • Estar matriculado no curso, na condição de "cursando", com aproveitamento de pelo menos 75% das disciplinas do semestre ou terem o cursado o semestre de referência;

  • Ter renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos;

  • Ter feito qualquer edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2010 e obtido na média geral do exame 450 pontos, no mínimo, não ter zerado a redação e nem ter participado na condição de treineiro.

A inscrição é realizado de forma online e gratuita no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Os candidatos terão de ter cadastro na conta gov.br para poder se inscrever no Fies. É possível alterar a opção de curso até o encerramento do prazo. 

Leia também: Vale a pena fazer o Fies?

Fies Social

O Fies Social define prioridade no preenchimento das vagas para candidatos de até meio salário-mínimo inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), como também para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência.

Com essa modalidade do programa, estudantes beneficiados pelo programa terão financiamento de até 100% dos encargos educacionais cobrados pelas instituições. 

Fies Social foi criado em 2024 para retomar o papel social do programa do MEC.
Crédito: Divulgação / MEC.

O que é o Fies e para que serve?

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) é um programa que oferece financiamento de cursos superiores de instituições particulares.

Podem participar do Fies, estudantes que fizeram o Enem desde 2010. Para se inscrever é necessário comprovar renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

As faculdades devem aderir ao programa para efetivar sua participação. São abertos dois prazos de inscrição ao longo do ano, cada um no início dos semestres.