Inep atualiza Guia do Participante - Entenda sua nota no Enem
Manual explica o que é a Teoria de Resposta ao Item (TRI) e como a pontuação é calculada.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou nesta sexta-feira, 8 de outubro, a atualização do Guia do Participante - Entenda sua nota no Enem. O manual explica a Teoria de Resposta ao Item (TRI), metodologia utilizada para a correção das provas objetivas.
Confira o Guia do Participante do Enem
O Guia do Participante é dividido em seis seções:
1- Calculando a nota
2 - Entendendo outros aspectos do modelo de TRI
3- Procedimentos de correção
4 - Processo de criação das questões
5 - Principais dúvidas sobre a nota do Enem
6- Entendendo tecnicamente a nota da TRI
A TRI avalia se um participante realmente tem conhecimento na questão respondida ou se existe a possibilidade de chute. O método leva em consideração o nível de dificuldade de cada pergunta e o número de acertos e erros do estudante, por isso, pessoas que acertam a mesma quantidade de itens podem ter médias diferentes.
Veja como é calculada a nota do Enem
Redação
A redação não é corrigada pela TRI, mas por pontuações atribuídas às competências. Por isso, a produção textual tem um manual específico que costuma ser divulgado a cada ano. Confira como é a correção da redação do Enem.
Enem 2021
As provas regulares do Enem 2021 serão realizadas em 21 e 28 de novembro. São esperados 3,1 milhões de participantes.
Já os mais de 280 mil participantes isentos que se inscreveram após a reabertura do prazo farão as provas em 9 e 6 de janeiro de 2022, mesmos dias que os inscritos no Enem para privados de liberdade.
O primeiro dia de provas contará com 45 questões de Linguagens e Códigos, Redação e 45 de Ciências Humanas. Já o segundo terá 45 perguntas de Ciências da Natureza e 45 de Matemática.
As notas do Enem 2021 poderão ser usadas no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2022, no Programa Universidade Para Todos (ProUni) 2022 e no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) 2022.
Mais informações pelo site do Inep.