Aluna nota 1.000 na redação do Enem 2023 dá dicas de estudo
Escrever bastante para ganhar fluidez no texto e parar de travar nos argumentos é uma das dicas
Luana Pizzolato, de 20 anos, fez o Enem 2023 para ingressar no curso de Medicina. A jovem é uma dos 60 estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem 2023.
O resultado do Enem 2023 saiu na manhã de hoje. Além da nota da redação, foram divulgados os desempenhos nas provas objetivas.
De acordo com a estudante, que é de São Bernardo do Campo (SP), na noite de ontem ela sonhou que tinha alcançado a nota máxima no texto. Ao receber a sua nota, a aluna emocionou-se:
"Foi inacreditável ver que tirei nota 1.000 na redação do Enem 2023 !!!!! A gente sente que é algo muito distante e que nunca vai acontecer (risos). Só soube chorar, é um sentimento indescritível!"
Luana Pizzolato
A estudante vai usar as notas do Enem 2023 para tentar passar no curso de Medicina. Ela vai se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que oferece vagas em universidades públicas de todo o Brasil.
As inscrições para o SiSU 2024 começam na semana que vem, no dia 22 de janeiro. O resultado deve sair no dia 30 de janeiro.
O foco de Luana são universidades federais como Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Universidade Federal de São Carlos (UFSCar).
Confira também: Região Nordeste concentra maioria das notas 1.000 na redação do Enem 2023
Redação do Enem 2023
O tema da redação do Enem 2023 foi: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".
Antes de elaborar sua redação, Luana montou um projeto de texto, elencando assuntos que abordaria na sua produção, tais como: questões de mercado, visão patriarcal, capitalismo e movimentos sociais.
As redações do Enem exigem que o participante realize uma proposta de intervenção, que é uma possível solução viável para o problema levantado.
Na sua proposta de intervenção, a estudante defendeu que a questão-problema da invisibilidade do trabalho das mulheres deveria passar por votação na Câmara dos Deputados.
Dicas para a redação do Enem
Luana Pizzolato fazia duas redações por semana. E, depois, verificava as correções que eram feitas no texto.
A jovem estudou dois anos no curso on-line do Poliedro voltado para o curso de Medicina. Além disso, a estudante também fez, em 2023, um curso específico de redação, que oferece correções de textos on-line e off-line e aulas sobre repertório, estrutura e linguagem.
Luana recomenda algumas dicas para os estudantes que também querem receber nota 1.000 na redação do Enem. Anote!
-
Faça mais de uma redação por semana;
-
Escreva bastante para ganhar fluidez no texto e parar de travar nos argumentos;
-
Afasta-se de modelos prontos;
-
Traga autenticidade ao seu texto;
-
Pense que cada tema de redação é diferente;
-
Perca o medo.
Leia também: Aluna nota 1.000 na redação do Enem 2023 lembra importância de ter repertório sociocultural
Enem 2023
Mais de 2,7 milhões de estudantes fizeram as provas do Enem 2023 em novembro de 2023, o que representa participação geral de 68% dos inscritos.
O primeiro dia do Enem 2023, cujas provas foram realizadas no dia 5 de novembro de 2023, contou com 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos e 45 de Ciências Humanas. Alunos consideraram a prova cansativa por ter muitos textos.
No segundo dia do Enem 2023, os estudantes responderam 45 questões de Matemática e 45 de Ciências da Natureza. No geral, participantes consideraram a prova mais fácil do que a do primeiro dia.
A reaplicação do Enem 2023 ocorreu nos dias 12 e 13 de dezembro. As provas tiveram o mesmo formato que as provas regulares.
Para mais detalhes, acesse o Edital.
Banco de redações do Brasil Escola
O Brasil Escola conta com um banco de redações que funciona da seguinte maneira: os estudantes mandam o seu texto de forma on-line e gratuita e, depois, podem acessar a correção.
Os temas do banco de redações do Brasil Escola variam a cada mês. Em janeiro, o tema é: Impactos do cancelamento virtual na saúde mental