Estudante nota 1.000 na redação do Enem 2022 afirma que muita leitura é seu diferencial

Notas do exame educacional foram divulgadas na madrugada de hoje (9) pelo Inep

Em 09/02/2023 18h57 , atualizado em 10/02/2023 14h02
Por Silvia Tancredi
Maria Fernanda é de Santa Catarina, mas mora em Porto Alegre (RS)
Crédito da Imagem: Divulgação

"Quem lê bastante, escreve bem", essa é a dica de Maria Fernanda Simionato de Lemes, 21 anos, uma das estudantes que tiraram nota mil na redação do Enem 2022. O resultado do exame educacional saiu na madrugada de hoje, 9 de fevereiro.

Acesse o resultado do Enem 2022

"Estou muito feliz. Minha mãe também. Estava fora de casa e pessoas de um grupo foram me avisar que o resultado tinha saído e, quando vi a nota mil, fiquei muito emocionada", relembra.

Natural da cidade de Maravilha, em Santa Catarina, onde estudou o ensino médio, a aluna mudou-se para Porto Alegre (RS) há seis anos. Lá, começou a fazer cursinho.

A jovem conta que a sua preparação para o Enem 2022 contou com aulas durante quatro anos em um cursinho. "Nos anos durante a pandemia do coronavírus os estudos ficaram um pouco prejudicados, mas, no ano passado, deu tudo certo e consegui esse resultado".

Leia também: Nota mil na redação do Enem 2022: Letícia Marques (18) compartilha sua trajetória e dicas de estudo

O tema da redação do Enem regular foi "Os desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil". Tanto professores quanto alunos elogiaram o tema na época.

Na sua redação nota mil no Enem 2022, a estudante se deu bem por já ter trabalhado o assunto no cursinho Fleming Medicina.

"Estava acostumada com o tema que caiu na redação do Enem 2022. Já tinha escrito sobre os povos indígenas no pré-vestibular e acho que isso ajudou na hora da prova", comenta Maria Fernanda.

A aluna catarinense verificou que se saiu bem nas demais provas do Enem 2022 e está confiante em conseguir atingir o resultado e passar no curso de Medicina.

Saiba quais universidades vão oferecer curso de Medicina no SiSU 2023/1

SiSU

Ainda comemorando a nota máxima na redação do Enem, e até emocionada, a jovem pretende usar a nota do Enem para ingressar no curso de Medicina por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). As inscrições do SiSU 2023/1 começarão daqui a uma semana.

"Gostaria de ficar em Porto Alegre, mas sei que as universidades aqui têm nota de corte muito alta para a carreira de Medicina. Por isso, pretendo tentar uma vaga em instituições públicas localizadas no interior do Rio Grande do Sul, como, por exemplo, Santa Maria e Pelotas", analisa.

Dicas para ganhar nota mil na redação do Enem

Maria Fernanda percebeu que o seu diferencial para atingir a nota máxima na redação do Enem foi muita leitura. Mas, ela também destaca outros pontos. Confira abaixo:

  • Praticar: escrever uma redação, pelo menos, a cada semana. Depois verificar quais foram os erros para não cometê-los novamente;

  • Ler: a leitura é fundamental para conseguir escrever bem e para ter um bom vocabulário;

  • Analisar: ler artigos de opinião é importante para fazer análises e conseguir ter argumento na hora de escrita.