Escola de Comunicação e Artes (ECA) da USP adere ao SiSU

Oferecimento:

Das 270 vagas disponíveis, 81 utilizarão o Enem. Cursos com THE não aderiram.

Em 16/06/2016 16h13 , atualizado em 16/06/2016 17h21
Por Lorraine Vilela Campos

A Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) adotou o Sistema de Seleção Unificada (SiSU) como uma das formas de ingresso na maioria dos cursos oferecidos. Os participantes da edição de 2016 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já poderão concorrer.

Adesão

Participarão do SiSU 2017/1 os cursos de Comunicação - Educomunicação, Biblioteconomia, Jornalismo, Editoração, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas e Turismo. Das 270 vagas previstas, 81 são para o ingresso utilizando as notas do Enem 2016. Destas, 34 são para cotistas. 

Os cursos de Audiovisual, Artes Cênicas, Artes Visuais e Música não serão contemplados pelo SiSU, já que necessitam de provas de habilidades específicas como parte do processo seletivo. Esses cursos continuam com todas suas vagas no vestibular da Fuvest.

A USP limita a adesão ao SiSU em 30% das oportunidades. No entanto, as faculdades da instituição têm autonomia para decidir o uso e quantidade de vagas oferecidas para participantes do Enem. A universidade já ofereceu postos pela seleção unificada no início deste ano. 

Cotas

Metade vagas destinadas ao SiSU será reservada para candidatos de escolas públicas, como determina a Lei de Cotas, com cotas para pretos, pardos e indígenas (PPI). 


Distribuição das vagas da ECA no SiSU / Fonte: Assessoria de Imprensa ECA/USP

Outras faculdades

As faculdades da USP vão apresentar as suas considerações e posições sobre o uso do SiSU no Conselho Universitário. A reunião será realizada no dia 28 de junho. A posição geral de todas as oportunidades que serão oferecidas para o ingresso via Enem será divulgada posteriormente.

Notas altas

Em sua primeira participação no SiSU, a USP apresentou dificuldades no preenchimento das 1.489 vagas oferecidas. Apenas 814 oportunidades foram ocupadas no ingresso via Enem, já que as notas mínimas exigidas por curso eram consideradas altas se comparadas às de outras universidades. 

O mesmo problema foi enfrentado no curso de Medicina da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) na segunda edição do SiSU de 2016. A instituição alegou que houve um equívoco no termo de adesão, por isso as notas mínimas para cada área do conhecimento eram consideradas altas. 

Vestibular

Os cursos que não aderirem ao SiSU continuam com o ingresso pelo processo seletivo da Fundação Universitária Para o Vestibular (Fuvest). 

Os pedidos de isenção e redução da taxa do vestibular 2017 já estão abertos e podem ser feitos até 11 de agosto. Os beneficiados serão conhecidos em 19 de agosto. 

As inscrições do vestibular serão realizadas entre 19 de agosto e 8 de setembro. A primeira fase será aplicada em 27 de novembro. Já a segunda fase está prevista para o período entre 8 e 10 de janeiro de 2017.