Enem USP abre 2.917 vagas para ingresso em 2023
O Enem USP é um novo sistema implantado neste ano que substitui o ingresso na USP via SiSU
Já estão abertas as inscrições para o Vestibular Enem USP 2023. Os interessados devem se inscrever até o dia 31 de janeiro de 2023. Confira:
Para participar do processo seletivo via Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) da Universidade de São Paulo (USP) é preciso ter concluído o Ensino Médio (ou concluir em 2022) e ter feito as provas do Enem 2022.
A taxa de inscrição é de R$ 10, mas há possibilidade de isenção para os seguintes candidatos:
-
inscritos no vestibular da Fuvest 2023;
-
em situação de vulnerabilidade socioeconômica, com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo e que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras
-
inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Vagas
Os candidatos podem concorrer a uma vaga em até três cursos de uma das áreas de conhecimento: Ciências Biológicas e da Vida (B); Ciências Exatas e Tecnológicas (E) e Ciências Humanas e Sociais (H).
Das 2.917 vagas oferecidas, 599 serão reservadas para candidatos na modalidade de Ampla Concorrência, 1.233 para estudantes de escola pública e 1.085 para estudantes autodeclarados preto, pardos ou indígenas.
Entre os cursos ofertados, destacam-se as carreiras de Direito, Psicologia, Medicina e Engenharias.
Resultado
A primeira chamada do processo seletivo será divulgada no dia 17 de fevereiro de 2023, com matrículas entre os dias 22 e 27 do mesmo mês. A segunda chamada será publicada no dia 1° de março, com matrículas nos dias 2 e 3 do mesmo mês.
Enem USP
O Enem USP é um novo sistema implantado neste ano que substitui o ingresso na USP via Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação, que era utilizado anteriormente.
A ideia é que, com o novo sistema, os ingressantes pelo sistema Enem USP possam seguir o mesmo calendário de matrícula dos ingressantes que entrarem pelo concurso vestibular da Fuvest, o que não era possível no sistema anterior, via SiSU.
Mais informações neste edital e no site do Vestibular