A Universidade Estadual Paulista (Unesp) aplicou ontem, 19 de dezembro, as provas da 2ª fase do Vestibular 2023.
De acordo com Anderson Rodrigues, Diretor pedagógico da Oficina do Estudante, a prova foi bastante equilibrada, trazendo temas atuais, como Gabriel Boric, presidente do Chile, disputa entre Macron e Le Pen, na França, racismo, educação ambiental e Covid-19.
A Unesp já divulgou o gabarito oficial do exame, confira aqui. A Oficina realizou comentários gerais sobre as provas do Vestibular. Confira abaixo:
Prova de Humanidades
As questões foram de nível fácil e médio, com bastante leitura e interpretação. A prova abordou temas como: iluminismo, anarquismo, educação ambiental, racionalismo, senso comum, contratualismo e afropessimismo.
Considerando que se trata de uma prova de 2ª fase, pode-se considerar que a prova foi tranquila, sem a exigência de um conhecimento mais complexo ou aprofundado de teorias filosóficas ou sociológicas - Professora Sarah Franciscangelis
Prova de Português
A prova foi de dificuldade moderada aos candidatos. Estiveram presentes questões que exigiam interpretação de texto, de Literatura e um grande número de questões de gramática.
De acordo com a professora Liliane Negrão, dentro os conhecimentos gramaticais necessários para responder às questões, estão: o reconhecimento de pronomes relativos e a correta busca pelos termos por eles retomados; a noção de elipse e o domínio de pronome marcadores de interlocução.
Redação
A prova de redação da UNESP 2023 exigiu a seguinte frase-tema: “A ‘lógica do condomínio’: o espaço público está em declínio?”. O gênero textual exigido foi, mais uma vez, a dissertação argumentativa em norma-padrão da língua portuguesa.
O estudante teve à disposição uma coletânea com quatro fragmentos motivadores de uso opcional. O candidato poderia optar por mobilizar outros conhecimentos advindos do seu próprio repertório sociocultural.
Prova de Inglês
Para Carlos Alexandre Torres, a prova de inglês foi de nível fácil, com questões bem contextualizadas e perguntas atendendo de forma clara aos dois textos que compõem essa prova.
Prova de Biologia
As questões de biologia trouxeram temas atuais como o auto teste para covid-19, o que mantém a tradição de questões que tratam de atualidade e programas de saúde. O comentário é da professora Aline Biondo.
Para a equipe da Oficina, a prova foi de nível médio. Questões sobre genética, fisiologia humana, botânica e zoologia não estiveram presentes na prova da Unesp, o que certamente surpreendeu a todos.
Prova de Química
A prova de química foi de nível médio, trazendo temas como estequiometria e termoquímica. De acordo com a professora Tathiana Guizelini, a questão 49 foi a mais trabalhosa, pois a partir dos gráficos, o aluno precisava montar as equações termoquímicas para usar a Lei de Hess na resolução.
Prova de Física
De acordo com o professor Márcio Miranda, a prova abordou temas como cinemática, calorimetria e óptica da visão.
Ainda de acordo com o professor, a questão 56 foi de interpretação mais delicada, pois era preciso ficar atento às informações presentes no texto do enunciado e a escala da figura para escrever a relação correta entre as variáveis apresentadas.
Prova de Matemática
A prova de matemática seguiu o padrão e o nível de dificuldade dos últimos dois anos. O exame trouxe questões contextualizadas, trabalhando conceitos fundamentais de geometria plana, espacial, probabilidade e operações de potenciação e logaritmos.
Para o professor Marcos César Formis, a questão 60 foi a mais difícil, abordando geometria espacial, onde era necessário repertório em exercícios para visualizar a resolução.
Resultados
O resultado final do Vestibular Unesp 2023 será divulgado no dia 1º de fevereiro de 2023.
Para mais informações, acesse o Manual do Candidato ou o site da Unesp.