Enem 2024: professores mostram como eleições podem ser cobradas no exame

Oferecimento:

Eleições podem cair no Enem de forma direta ou indireta, como, por exemplo, história e bastidores

Em 04/10/2024 17h31 , atualizado em 04/10/2024 17h50
Por Silvia Tancredi
Eleições são um tema importante na prova de Ciências Humanas [1]

Eleições são o tema mais comentado hoje (4), uma vez que as eleições municipais serão realizadas no próximo domingo, 6 de outubro, em todos os estados do Brasil. Professores acreditam que o tema pode cair no Enem 2024, cujas provas serão aplicadas daqui a pouco menos de um mês.

Conforme os profissionais, as eleições podem ser cobradas de várias formas. Uma delas é a própria eleição municipal, que ocorre a cada quatro anos. Outra opção são as eleições brasileiras como tema geral. Por fim, há ainda a chance de cairem assuntos relacionados às eleições, como, por exemplo, a história e os bastidores.

As eleições podem ser trabalhadas na prova da área de conhecimento Ciências Humanas, que abrange as matérias de História, Geografia, Sociologia e Filosofia. Esta prova será aplicada no domingo 3 de novembro, primeiro dia do Enem 2024.

Leia também:

Falta 1 mês para o Enem 2024: veja 3 dicas de preparação para as provas

Eleições 2024

As eleições municipais 2024 no Brasil vão escolher os prefeitos e os vereadores. O horário de votação será das 8h às 17h, de acordo com Brasília. O resultado deve sair na noite do domingo.

Para as cidades cujo resultado apontar 2º turno nas eleições municipais, as votações serão realizadas no último domingo do mês, dia 27 de outubro.

Concorrem aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador um total de 463.367 candidatos, conforme levantamento realizado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atualizado no dia 27 de setembro. O número final de candidatos será consolidado após a eleição, pois podem ocorrer indeferimentos e renúncias.

Entenda qual é a função do prefeito

Saiba o que faz um vereador

Outras eleições que têm bastante movimentação este ano são as eleições presidenciais dos Estados Unidos. O resultado desse pleito acaba influenciando todo o planeta.

Eleições no Enem 2024

Ana Paula Aguiar [2]

Ana Paula Aguiar, autora de Filosofia, Sociologia e História do Sistema de Ensino pH, comenta que o Enem, por exemplo, possui uma habilidade que trata especificamente da cidadania e de sua relação com questões eleitorais:

 Competência de Área 5 — 'Utilizar os conhecimentos históricos para compreender e  valorizar os fundamentos da cidadania e da democracia, favorecendo uma atuação     consciente do indivíduo na sociedade'.

Na visão da profissional, essa competência pode ser cobrada em questões que abordem o exercício do voto e o conceito de cidadania em diferentes momentos da história, além do difícil caminho para a consolidação da cidadania no Brasil, como destacado por José Murilo de Carvalho, autor frequentemente citado em vestibulares como o Enem, Fuvest, entre outros.

Temas ligados às eleições no Enem

Ana Paula Aguiar destaca temas ligados às eleições que podem ser cobrados no Enem:

  • Voto feminino no Brasil

  • Movimento Diretas Já

  • Federalismo estadunidense

  • Histórico eleitoral recente no Brasil e nos EUA

  • Impacto das tecnologias nas eleições

  • Engajamento cívico através das redes sociais (hashtags e algoritmos)

  • Polarização política

O que estudar sobre as eleições para o Enem 2024?

Jota Oliveira [3]

Jota Oliveira, professor de história do Poliedro Curso, analisa que as eleições podem aparecer no Enem em três situações. Confira abaixo:

1) Mudanças no Direito de Voto ao longo da História do Brasil

Na opinião do professor, o candidato pode pensar em uma longa duração na conquista do Direito de Voto na história brasileira, seguindo dois os dois períodos seguintes:

  • Constituição de 1824 (primeira Carta Constitucional do Brasil, que celebra 200 anos este ano) que estabeleceu o voto era censitário, isto é, pelo critério de renda, excluindo a enorme maioria da população para a eleição do Legislativo;

  • Constituição atual (conhecida pela alcunha de “Constituição cidadã”), promulgada em 1988, que deu direito de voto aos analfabetos, incluindo uma parte importante do povo brasileiro, até então impedido deste direito político. 

Leia também: Historia das eleições no Brasil

2) Pluripartidarismo no Brasil atual

Oliveira salienta que outro tema interessante para o aluno pensar no que pode cair sobre as eleições no Enem 2024 é na reforma partidária estabelecida em 1979, no contexto final da Ditadura Militar.

Essa reforma colocou fim ao bipartidarismo criado no início do período ditatorial (com a eliminação dos partidos a Arena e do MDB) e estabeleceu o pluripartidarismo no Brasil.

"O pluripartidarismo no Brasil transformou-se numa das marcas da Nova República, período que sucedeu à Ditadura Militar, e permitiu, desde então, a criação de inúmeros partidos políticos no país, de tendências ideológicas diversas, indo do campo mais progressista ao viés mais conservador"

Jota Oliveira

Entenda o que é pluripartidarismo

3) Criação de Fake News nas eleições

Para o professor de história, a criação de Fake News contra candidatos opositores, que se tornou uma das marcas extremamente negativas da política eleitoral brasileira contemporânea, não é um tema totalmente novo no Brasil.

Segundo Oliveira lembra, nas eleições de 1922, o jornal Correio da Manhã publicou cartas atribuídas ao presidenciável Artur Bernardes contendo críticas pesadas ao candidato opositor, Nilo Peçanha, e aos militares (como ao ex-presidente Marechal Hermes da Fonseca), desencandeando ira de tenentes do exército a Bernardes.

"Rapidamente, Artur Bernardes negou a autoria das cartas. Descobriu-se, após uma investigação, que as cartas eram falsas e realmente não haviam sido escritas por Bernardes", explica.

O profissional comenta ainda que, mesmo sendo alvo de uma grande “fake news”, que ficaria conhecida na história brasileira como “Cartas Falsas”, Bernardes acabou sendo eleito presidente, mas sofreu em seu mandato com a oposição tenentista.

Confira o que são fake news

Videoaula sobre fake news

Enem 2024

Os inscritos farão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro em várias cidades do Brasil. A previsão é que o cartão de confirmação de inscrição, no qual serão informados os horários e os locais onde serão aplicadas as provas, seja liberado em outubro.

Veja abaixo a distribuição das provas:

=>03/11, das 13h às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens

=>10/11, das 13h às 18h30:  45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

Leia também:

O que estudar para o Enem 2024

Crédito da imagem:

[1] Shutterstock

[2] e [3] Arquivo pessoal