Enem 2024: professores listam motivos que podem zerar redação

Fuga ao tema, escrever com letra ilegível e fazer texto curto são três exemplos que podem gerar nota zero

Em 30/10/2024 15h10 , atualizado em 31/10/2024 14h31
Por Silvia Tancredi
Estudantes devem ficar atentos a motivos que podem zerar redação do Enem 2024

Fuga ao tema, escrever com letra ilegível e fazer texto curto são três motivos que podem zerar a redação do Enem 2024, de acordo com professores da discliplina. A prova de redação será aplicada no primeiro dia do exame, no próximo domingo, 3 de novembro.

Saber exatamente quais motivos podem zerar a redação do Enem 2024 ajuda os participantes a ficarem atentos para não cometerem erros considerados fatais e que, inevitavelmente, podem prejudicar o ingresso ao ensino superior.

Vale lembrar que, em programas de acesso às universidades, como o Sistema de Seleção Unificada (SiSU), por exemplo, o inscrito precisa ter nota acima de zero na redação. Grande parte dos vestibulares que usam nota do Enem também não aceita nota zero no texto.

Professores ressaltam que os estudantes precisam chegar à prova preparados, sabendo exatamente como a redação do Enem precisa ser feita, com todas as suas particularidades e diferenças em relação a vestibulares.

Saiba tudo sobre a redação do Enem

Motivos que podem zerar a redação do Enem 2024

Nayara de Barros é coordenadora de redação [1]

Os coordenadores de Redação do Etapa Luiz Carlos Dias e Nayara de Barros listaram abaixo motivos que podem zerar a redação do Enem 2024:

  • Fuga total do tema;

  • Desrespeito ao formato dissertativo-argumentativo;

  • Texto com menos de sete linhas;

  • Parte da redação desconectada deliberadamente do tema;

  • Cópia integral de trechos dos textos motivadores da proposta de redação ou do caderno de questões;

  • Apresentação de impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação, como números ou sinais fora do texto;

  • Apresentação de assinatura, rubrica, nome ou sobrenome fora do local devidamente designado ao candidato;

  • Texto redigido predominante ou integralmente em língua estrangeira;

  • Texto redigido com letra ilegível.

Como é a redação do Enem?

A prova de redação do Enem é do gênero dissertativo-argumentativo, cujos temas propostos abordam assuntos de âmbito nacional, que exigem do candidato uma solução ou a diminuição dos impactos da temática abordada.

Segundo a coordenadora Nayara de Barros, o recorte temático da redação do Enem sempre leva em conta aquilo que é chamado de uma situação-problema, ou seja, algo que é um problema para o Brasil e precisa ser analisado, discutido e solucionado. "Para esse problema, é preciso apresentar uma proposta de intervenção”, reforça.

Leia também:

Redação do Enem 2024: professor explica como fazer proposta de intervenção

Tema da redação do Enem

O assunto trabalhado na redação do Enem 2024, conforme a coordenadora Nayara, tradicionalmente aborda questões que ocupam o debate público da contemporaneidade.

A edição regular do Enem 2023 teve como tema da redação: "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil".

Os estudantes que fizeram a reaplicação do exame ou o Enem PPL precisaram desenvolver o seguinte tema: "Desafios para a (re)inserção socioeconômica da população em situação de rua no Brasil".

"Os temas da redação do Enem costumam apresentar algum recorte específico, dentro de grandes áreas como política, economia, tecnologia, meio ambiente, educação, acessibilidade, saúde, cidadania, garantia de direitos, entre outros"

Veja também:

Professores apostam temas para a redação do Enem 2024

Como fazer a redação do Enem?

Luiz Carlos Dias é coordenador de redação [2]

O coordenador Luiz Carlos Dias recomenda que o candidato comece sua redação estudando de forma atenta os textos da coletânea e as palavras-chave da frase temática. Em seguida, na opinião do profissional, o estudante poderá pensar na presença ou na ausência de políticas públicas relacionadas à área a ser problematizada.

Também é importante, de acordo com Dias, que o estudante tenha repertório sociocultural e esteja atento aos temas da atualidade, por meio de podcasts, jornais e leituras que ajudam na elaboração de um pensamento mais crítico

“O estudante deve construir um projeto da redação do Enem autoral e empregar conhecimento próprio que ilustre sua visão de mundo sobre o tema. Uma orientação é empregar as palavras da frase temática ao longo da redação para não tangenciar o tema"

Por fim, Dias indica que o candidato também faça uma revisão detalhada do rascunho antes de passar o texto para a folha de resposta. A banca examinadora é muito exigente em relação ao respeito à norma-padrão da língua portuguesa”, esclarece Barros.

Veja 7 exemplos de citação na redação do Enem

Enem 2024

Os inscritos farão as provas do Enem 2024 em dois domingos consecutivos, nos dias 3 e 10 de novembro em várias cidades do Brasil. O cartão de confirmação de inscrição, com o local de prova do Enem 2024, já foi liberado aos estudantes.

Veja abaixo a distribuição das provas:

=>03/11, das 13h30 às 19h: redação + 45 questões objetivas de Ciências Humanas + 45 questões de Linguagens

=>10/11, das 13h30 às 18h30:  45 questões objetivas de Matemática e 45 de Ciências da Natureza

Segundo o Edital, os portões de acesso às provas do Enem 2024 serão abertos às 12h e fechados às 13h. A recomendação é chegar com antecedência ao local de prova para evitar contratempos.

Leia também:

O Enem 2024 já vai começar. Saiba o que fazer nos próximos dias

Crédito das imagens:

[1] e [2] Divulgação