Enem 2023: professor cita temas de Biologia que mais caem

Segundo especialista, inscritos devem focar em ecologia, doenças e citologia

Em 24/10/2023 00h10 , atualizado em 24/10/2023 00h12
Por Silvia Tancredi
Ecologia é o tema que mais cai na prova de Biologia do Enem

Ecologia, doenças e citologia. Esses são os temas que mais caem de Biologia no Enem, segundo professor. Os estudantes farão o teste dessa matéria no segundo domingo do Enem 2023, em 12 de novembro.

A prova de Biologia será aplicada junto com Física e Química, completando a trinca de matérias da área de conhecimento Ciências da Natureza. Os quase 4 milhões de inscritos no Enem 2023 devem responder 45 questões objetivas das três disciplinas.

Vale destacar que a prova de Ciências da Natureza pode ter perguntas de cada uma das disciplinas de forma isolada ou ter questões interdisciplinares, ou seja, quando são cobradas duas ou mais disciplinas ao mesmo tempo.

Os participantes do Enem 2023 também devem chegar preparados para fazer a melhor interpretação de textos, seja verbal, seja não verbal, pois as questões podem ter elementos gráficos como charges, figuras, mapas, tabelas e infográficos.

Temas de Biologia para o Enem 2023

Marcelo Perrenoud é professor de Biologia

Os temas de Biologia que mais aparecem no Enem, segundo o professor da matéria, Marcelo Perrenoud, do colégio e curso Oficina do Estudante de Campinas (SP), estão ligados às três àreas abaixo:

Ecologia

Leia também: Enem 2023 - como tema meio ambiente pode cair nas provas

Doenças 

  • Parasitoses

  • Viroses, como a covid-19

  • Infecções recorrentes que são transmissíveis

  • Verminoses humanas

Citologia

Enem 2023

O Enem 2023 será realizado nos domingos 5 e 12 de novembro em todo o Brasil. O cartão com o local de prova deve sair ainda hoje, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

No segundo dia, será a vez de 45 questões objetivas de Ciências da Natureza e 45 questões de Matemática.

O resultado do Enem 2023 deve sair no dia 16 de janeiro de 2024. Com as notas em mãos, os estudantes poderão ingressar no ensino superior, por meio de programas do Ministério da Educação (SiSU, ProUni e Fies) e por vestibulares.

Saiba tudo sobre o Enem 2023