Enem 2023: participantes comentam provas do 1º dia
Hoje, estudantes fizeram redação e responderam 90 questões de Linguagens e Códigos e Ciências Humanas
Os quase 4 milhões de inscritos no Enem 2023 fizeram hoje, 5 de novembro, o primeiro dia de provas. O exame foi aplicado na tarde e início da noite em todo o Brasil.
Hoje foi a vez de os estudantes responderem 45 questões objetivas de Linguagens e Códigos, que abrange Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes e Educação Física. Também houve mais 45 perguntas de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia).
Confira os assuntos que caíram no 1º dia de provas do Enem 2023
Os participantes também produziram uma redação dissertativa argumentativa que contou este tema: Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.
Professores de colégios e cursinhos elogiaram o tema. Danieli Ferreira, do Oficina do Estudante, por exemplo, disse que o Inep acertou ao dar importância para reconhecer as jornadas duplas (às vezes triplas) desempenhadas pelas mulheres para cumprir com as funções que lhe foram estabelecidas.
Enem 2023: Professores analisam tema da redação
Estudantes comentam 1º dia do Enem 2023
Prova cansativa
Heloisa Peron, aluna do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, que vai tentar uma vaga no curso do Medicina, comenta que achou que, em geral, a prova não foi muito conteudista. Para ela, houve mais interpretação mesmo, por ser linguagens e ciências humanas.
Na opinião da aluna, a prova de geografia estava bem fácil comparada com os outros anos. O teste de história teve muitos textos, mas, os quais, na opinião da estudante, ajudaram bastante.
"Uma coisa que foi muito ruim foi que a prova não tinha muita questão com imagem, então foi uma prova com muito texto, que deixou tudo muito mais cansativo. Então, acaba sendo bem complicado, fiquei bastante cansada, confesso"
Heloisa comenta que achou o tema da redação bastante importante, porque fala de eixos muito importantes, que é o machismo e o racismo. A jovem conta que o próprio texto de apoio falava que mulheres pretas e periféricas muitas vezes eram remuneradas pelo trabalho, então era bem generalizado.
Leia também: Redação do Enem 2023: confira textos motivadores
"O tema da redação do Enem 2023 não era um assunto que eu esperava. Pensava em uma coisa mais visível, sabe, mais retratado, porque a gente tá passando por muita, muita, muita coisa, né? Agora esperava um tema como uma vacinação, algo relacionado a tecnologia, ao estudo, educação no caso, mas foi isso", opina.
Prova difícil e com muita leitura
Thiago Orzari Padovezi, aluno do curso pré-vestibular Oficina do Estudante, considerou que a prova do primeiro dia do Enem 2023 foi difícil, maçante, na qual era preciso ter sempre muito foco e muita leitura.
"A prova do Enem foi extremamente maçante, algo que acho que todo ano é esperado do Enem. Muita questão, muito texto, a prova de português com textos muito grandes, com uma grande capacidade analista de interpretação, algo que o Enem é especialista nisso"
Para o estudante, as provas de História e Geografia passaram por essa mesma concepção, muita interpretação. "Você não precisaria saber o conteúdo especificamente, você conseguiria, na maioria das questões, pelo menos, pegar o conteúdo pelo contexto da questão, pelo texto - sem esquecer de muita atenção na hora de ler", analisa.
O aluno disse que o tema da redação agradou. Segundo o jovem, o assunto não foi aleatório, estava na mídia. "Eu acho que dava para fazer argumentações muito boas, algumas intertextualidades, talvez falar sobre geografia. Eu pelo menos utilizei a intertextualidade do Dois Irmãos, um livro que está na lista da Fuvest, então eu acho que foi um tema muito bom", acredita.
Prova fantástica
Maria Clara Baroni Marani, que também busca uma vaga em Medicina e é aluna da 3a série do Ensino Médio Med da Oficina do Estudante, acredita que o primeiro dia do Enem 2023 contou com provas fantásticas.
"Gostei muito da parte de Humanas. Os textos abordando mulheres, racismo, indígenas, o que a gente já espera do Enem, foi excelente, da parte do Inep de abordar esses assuntos", elogia.
Para a estudante, o Inep acertou em cheio com o tema da redação.
"A questão da redação, de envolver as mulheres, a invisibilidade do trabalho do cuidado, foi fantástico. Muitas vezes a gente discutiu isso em sala, o professor de redação já tinha passado algumas ideias sobre isso, das mulheres, então foi 'molezinha' isso"
Correção comentada
O Brasil Escola, em parceria com os colégios e cursos Oficina do Estudante e Poliedro, está fazendo a correção comentada das provas do Enem 2023 de forma gratuita e on-line.
Página da correção comentada Brasil Escola Enem 2023
Professores também estão comentando as provas no canal do Brasil Escola no YouTube.
Assista aos comentários do Enem 2023
2º dia do Enem 2023
As provas do Enem 2023 continuam no próximo domigo, 12 de novembro, nos mesmos locais de prova. Desta vez, os inscritos responderão 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza (Biologia, Química e Fisica.
A previsão é que os gabaritos oficiais do Enen 2023 saiam no dia 24 de novembro. Já o resultado deve sair no dia 16 de janeiro de 2024.