Confira análises do tema da redação do Enem 2023

O Inep já divulgou o tema da redação e professoras da área tecem comentários sobre
Em 05/11/2023 16h12 , atualizado em 05/11/2023 16h14 Por Tiago Vechi

professoras ao lado de caixas de fala
Deve ser elaborado um texto dissetativo-argumentativo sobre o tema
Imprimir
Texto:
A+
A-
PUBLICIDADE

O Inep divulgou, neste domingo (5), o tema da redação do Enem 2023. Os inscritos deverão discorrer sobre os Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil.

A fim de compreender os caminhos que os alunos podem tomar e o que esperar das redações deste ano conversamos com vários professores da área que comentaram o tema da redação. Veja o que descobrimos!

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Comentários sobre o tema da redação do Enem 2023

As professoras e os professores elogiaram o tema, devido a sua importância, e apresentaram possíveis caminhos para o inscritos no Enem 2023

A Gabrielle Cavalin, Coordenadora Geral de redação do Poliedro, falou sobre a atualidade deste assunto e deu um exemplo contemporâneo que agrega nesta debate:

Esse tema me lembrou muito alguns vídeos que têm viralizado nas redes sociais de pessoas que têm feito entrevistas nas ruas, e aí eles fazem uma mesma pergunta para o homem e para a mulher, que é: “quando você chega em casa o que você faz?” Para o homem a maioria das respostas é sobre assistir TV e descansar, para mulher, a maioria das respostas é sobre fazer tarefas do lar ou jantar.

A professora de redação do Curso e Colégio Oficina do Estudante, Danieli Ferreira, deu importância para reconhecer as jornadas duplas (às vezes triplas) desempenhadas pelas mulheres para cumprir com as funções que lhe foram estabelecidas. Ela exemplifica:

É o trabalho fora e de casa, para poder dar o sustento para a família. É o trabalho de casa, das questões cotidianas, do cuidar da casa, dos afazeres, e também esse trabalho de cuidado que, muitas vezes, está no cuidado com pessoas enfermas, com os idosos, às vezes, até mesmo com os próprios filhos

O professor, Thiago Braga, do Colégio e sistema pH, destacou a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (PNAD) na qual, segundo o educador, os números:

mostram que a mulher dedica muito mais tempo às tarefas de casa, muito mais tempo para cuidar de outras pessoas do que tempo para estudo e potencialização da própria carreira. Enquanto, os homens, segundo os dados do PNAD, cuidam menos da casa, menos de outras pessoas e têm mais tempo para estudo, trabalho e potencialização da sua vida

Thiago ainda falou que o tema tangencia a desigualdade de gênero, mas que este não é propriamente o tema da redação. Nesse sentido, ele diz que este é um caminho que os alunos poderão seguir.

A coordenadora de redação Enem do Fibonacci Sistema de Ensino, Denise Leal, ressaltou a importância de três palavras no tema divulgado, são elas:Desafios, Enfrentamento e Invisibilidade. De acordo com ela, “trabalhos de cuidado” é um termo genérico, por isso, será necessário prestar muita atenção nos textos de apoio.

A educadora explicou que “trabalhos de cuidado” pode se referir tanto às funções realizadas em casa pelas mães e avós, como também pelas profissionais como enfermeiras e educadoras sociais. 

Denise ainda destacou a perspectiva histórica que os alunos podem escolher na hora de desenvolver o texto. A professora afirma que existe uma cultura que determina o trabalho doméstico somente às mulheres, ela diz que os alunos podem optar por apresentar formas de desconstruir esta ideia. 

Maria Aparecida Custódio, professora do Laboratório de Redação do Objetivo, destaca o protagonismo feminino nas atividades dedicadas ao cuidado do próximo e como esse fato é ignorado pela sociedade. Ela diz que uma boa ideia para os inscritos é apresentar soluções práticas que combatam objetivamente a falta de reconhecimento