Enem 2021: inscrições terminam nesta quarta-feira (14)
Interessados têm até as 23h59 para fazer a inscrição no exame. Taxa é de R$ 85.
Termina às 23h59 desta quarta-feira, 14 de julho, o período de inscrição para participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
A taxa de inscrição é de R$ 85 e deve ser paga até o dia 19 de julho em qualquer banco, casa lotérica, aplicativos bancários e agências dos Correios. No dia 9 de junho o Inep liberou o resultado dos pedidos de isenção, quem foi beneficiado não precisa realizar o pagamento.
As inscrições do Enem 2021 foram abertas no dia 30 de junho. Até o momento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não divulgou o balanço parcial das inscrições recebidas.
Todas as pessoas podem se inscrever no Enem 2021. No entanto, para o Enem Digital, a participação é exclusiva aos estudantes que concluíram o ensino médio ou irão concluir este ano, e são limitadas a 101.100 vagas.
Como fazer a inscrição no Enem 2021?
Para dar início à inscrição, o participante deve realizar um cadastro no Portal do Governo Federal e criar um login e senha. Se o estudante já tiver um cadastro, pode acessar diretamente a Página do Participante e iniciar a etapa de inscrição no Enem 2021.
Veja as etapas:
1) Dados pessoais: o estudante informa seus principais dados, como CPF, data de nascimento, cor/raça entre outros;
2) Localização: etapa em que o participante informa a cidade e o endereço onde mora;
3) Atendimento especializado: pessoas que precisam de atendimento especializado para a realização da prova devem informar e comprovar sua necessidade;
4) Língua estrangeira: a opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol) que deseja realizar a prova também deve ser informada na etapa de inscrição;
5) Escolaridade: aqui o participante deixa seus dados escolares e informa se vai fazer o exame como treineiro, caso não tenha concluído o ensino médio;
6) Questionário socioeconômico: os participantes também devem informar seus dados socioeconômicos durante a inscrição;
7) Contato: o número de celular e e-mail para contato devem ser informados pelo estudante de forma correta, pois são meios para o Inep entrar em contato;
8) Versão da prova: os estudantes optam por realizar a prova impressa ou digital do exame;
9) Local de prova: o participante deve informar durante a inscrição a cidade em que deseja realizara a prova do Enem;
10) Upload de foto: o Inep agora também exige que uma foto atual de perfil do participante seja cadastrada na plataforma;
11) Boleto: quem não recebeu a isenção devem gerar o boleto da taxa e realizar o pagamento até o dia 19 de julho para confirmar a inscrição.
Assista nosso vídeo explicativo de como se inscreve no Enem 2021:
Atendimento Especializado
As solicitações para os participantes que necessitam de atendimento especializado devem ser feitas no mesmo período das inscrições do Enem. No dia 27 de julho será liberado o resultado dos pedidos.
O atendimento é voltado para pessoas com deficiência auditiva, surdez, cegueira, baixa visão, deficiência física, pessoas com surdocegueira, discalculia, autismo, visão monocular, deficiência intelectual (mental), dislexia e déficit de atenção.
Gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando), idosos e pessoas em classe hospitalar também podem solicitar atendimento especializado para adaptações no tempo de prova e local de aplicação do exame.
Mais: Saiba como funciona o atendimento especializado
Nome Social
Os participantes travestis e transexuais que desejam ser identificados no dia da prova pela sua identidade de gênero, podem solicitar a substituição do nome civil pelo nome social nas listas de salas, além de escolherem a possibilidade de utilização do banheiro masculino ou feminino.
Os pedidos de atendimento pelo nome social deverão ser feitos entre 19 e 23 de julho. O resultado também será liberado no dia 27 de julho.
Mais: Entenda como funciona o nome social no Enem
Provas
Neste ano o Inep vai aplicar as provas impressas e digitais nas mesmas datas. As aplicações serão feitas nos dias 21 e 28 de novembro.
As provas seguem com o mesmo formato dos anos anteriores, formadas por 180 questões objetivas e uma redação, com a seguinte divisão:
- 1º dia: Redação + 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas
- 2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática
Veja também: O que estudar para o Enem 2021
Resultado
O cronograma do Inep ainda não informa a data de divulgação do resultado do Enem 2021. No entanto, é esperado que a liberação seja feita em janeiro de 2022.
Para mais informações acesse os editais (impresso | digital).