Enem 2021: Inep libera hoje (30) o resultado dos pedidos de nome social

Participantes travestis e transexuais que desejam ser identificados no dia da prova pela sua identidade de gênero têm direito à substituição do nome civil.

Em 30/07/2021 09h11
Por Giullya Franco
Quem teve pedido negado ainda pode apresentar recurso
Crédito da Imagem: Brasil Escola

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) vai liberar nesta sexta-feira, 30 de julho, a consulta aos resultados do pedido para o uso de nome social no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.

Acompanhe a divulgação pela Página do Participante

A consulta é individual. O participante que teve o pedido negado terá três dias para enviar um novo documento comprobatório. Caso o documento enviado não esteja conforme o solicitado, ele fará o Exame com o nome civil.

Quem pode usar o nome social?

Os participantes travestis e transexuais que desejam ser identificados no dia da prova pela sua identidade de gênero, podem solicitar a substituição do nome civil pelo nome social nas listas de salas, além de escolherem a possibilidade de utilização do banheiro masculino ou feminino.

Enem 2021

Esta edição do Enem registrou 3.109.762 inscrições confirmadas, menor número desde 2005, ano em que as notas da prova ainda não eram utilizadas como forma de ingresso no ensino superior.

Dos 3.109.762 de inscritos, 3.040.871 farão a prova impressa e 68.891 participarão do Enem Digital.

Neste ano o Inep vai aplicar as provas impressas e digitais nas mesmas datas. As aplicações serão feitas nos dias 21 e 28 de novembro.

As provas seguem com o mesmo formato dos anos anteriores, formadas por 180 questões objetivas e uma redação, com a seguinte divisão:

1º dia: Redação + 45 questões de Linguagens e Códigos + 45 questões de Ciências Humanas
2º dia: 45 questões de Ciências da Natureza + 45 questões de Matemática

Veja também: O que estudar para o Enem 2021

O cronograma do Inep ainda não informa a data de divulgação do resultado do Enem 2021. No entanto, é esperado que a liberação seja feita em janeiro de 2022.

Para mais informações acesse os editais (impresso | digital).