Enem 2018: professor revela quais temas revisar para a prova de Biologia

Oferecimento:

Assuntos costumam cair nas 15 questões da disciplina, a qual faz parte de Ciências da Natureza.

Em 08/11/2018 09h16
Por Lorraine Vilela Campos
Crédito da Imagem: Brasil Escola

Com poucos dias para o último dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018, uma boa saída para se dar bem nas provas é revisar o conteúdo. O professor de Biologia Fred da Mata, responsável pelas videoaulas do Brasil Escola, traz os temas que mais caem em Ciências da Natureza quando se fala em Biologia. 

Confira videoaulas de Biologia para o Enem!

De acordo com o professor, as 15 questões que estão diretamente relacionadas com Biologia no Enem trazem diversos temas, sendo que a prova toda de Ciências da Natureza tem como base a Ecologia. A escolha desse ramo é a contextualização das disciplinas no meio em que vivem e seus problemas.

Veja também: Professor dá dicas para a prova de Matemática do Enem

Levando em consideração as provas anteriores do Enem, o professor Fred lista os temas que mais caem no exame e seus respectivos conteúdos. Confira:

1) Ecologia: Relações Ecológicas - como os seres se relacionam entre si e como o meio ambiente; Cadeias Alimentares; Ciclos Biogeoquímicos

2) Citologia: Tipos celulares (eucarionte, procarionte); Composição das Células (principalmente as Organelas existentes); Transportes celulares e comunicações; Divisão celular; 

3) Fisiologia e Histologia: Sistemas - Nervoso, Endócrino, Cardiovascular, Digestório e Respiratório, por exemplo. De acordo com Fred, não se cobra a definição, mas sim a interação entre eles para o bom funcionamento do organismo. Por isso, doenças também estão entre os assuntos recorrentes no Enem. 

4) Genética e Biotecnologia: Genética Clássica; Genética Molecular; Relação entre Genótipo e Fenótipo; Transgênicos; Melhoramento Genético; 

5) Microbiologia e Parasitologia: Higiene pessoal e saneamento básico (Saúde Pública); Doenças bacterianas, virais e protozooses; Verminoses; 

6) Zoologia e Botânica: Evolução; Classificação dos Reinos Vegetais; Filogenia dos Grupos; Origem da Vida e Fotossíntese. 

Reprodução Brasil Escola / YouTube

Veja as provas anteriores

Um bom método para revisar o conteúdo e ter noção de como ele é cobrado no exame é acessar as provas anteriores do Enem. Ao conferir os cadernos, verá que existem perguntas consideradas fáceis, médias e difíceis. 

Como será a prova?

O segundo dia de provas do Enem 2018 terá 45 questões de Ciências da Natureza, distribuídas entre Biologia, Física e Química (e algumas podem ser interdisciplinares), e outras 45 perguntas sobre Matemática. 

O esquema é o mesmo do último domingo (4): portões abrem às 12h e fecham às 13h, com início das provas para 13h30 (horário de Brasília). Este segundo dia do Enem terá duração máxima de cinco horas.

Mais informações no Especial do Enem 2018!

Assista às nossas videoaulas